O período logo após a Ditadura Militar no Brasil, ficou conhecido como Nova República. O período anterior ao que se refere este artigo, apresentou um grande bloqueio às liberdades fundamentais, além de perseguição intensa aos opositores do poder, resultando, portanto, em uma época de repressão e restrições de forma bastante intensa. Em diversos setores da sociedade, ficou nítido o desejo de começar um novo regime, um novo governo republicano no Brasil. Antes mesmo de o mandato de João Batista de Oliveira Figueiredo, general e então presidente do Brasil, chegar ao fim, já havia uma união popular com relação à luta para conseguir eleições diretas para Presidente, sendo a campanha Diretas Já um grande exemplo da imensidão de adeptos quanto à essa questão. A eleição de Tancredo Neves acabou, no início da República Nova, sendo uma decepção para a população, já que este faleceu sem poder assumir o cargo. Mesmo que houvesse sido eleito indiretamente, Tancredo participou da campanha mencionada e, por isso, recebia grande apoio popular.
Publicidade
José Sarney, vice-presidente, candidato do PMDB, acabou assumindo o cargo de presidente da república, uma vez que o presidente faleceu antes mesmo de assumir o cargo. Com o mandato de Sarney, houve uma grande aproximação com a Argentina, o que acabou por resultar na formação do Mercosul e na promulgação da Constituição Democrática no ano de 1988. Os planos, entretanto, que foram realizados pelo presidente, não foram suficientes para conter a inflação, de forma que em seu governo a economia foi um fracasso, além de haver constantes denúncias de corrupção e trocas de moedas.
Depois de cerca de 30 anos sem que houvessem eleições diretas, após o fracasso do governo de Sarney, foi eleito Fernando Collor de Mello. O então presidente se elegeu usando um discurso moderno e moralizante, investindo em planos econômicos cujo objetivo era conter a inflação. O plano não teve sucesso, e começaram a acontecer inúmeras denúncias de corrupção, forçando o presidente a renunciar no ano de 1992, evitando, assim, o impedimento direto do Congresso.
Em seguida, Itamar Franco assumiu o mandato, sendo vice de Collor. Suas escolhas também não deram muito resultado, passando a escolher um responsável, com seu aval, para o Plano Real. Fernando Henrique Cardoso, então, elaborou o Plano Real fazendo com que diminuísse a inflação, controlando a alta dos preços, de forma que Fernando Henrique Cardoso foi eleito duas vezes seguidas, em decorrência desse sucesso, como Presidente da República.
No ano de 2003, após os dois mandatos de FHC (Fernando Henrique Cardoso), Luís Inácio Lula da Silva vence as eleições nas urnas, e é reeleito quatro anos depois. Sua política externa visava a aproximação externa com a África e a América Latina, além de ter foco em programas de auxílio à população carente. Foi aí, então, que se extinguiram as dívidas do plano externo, tornando o Brasil ainda um credor internacional. Depois de Lula, sua sucessora foi Dilma Rousseff, eleita para continuar trilhando os caminhos de seu companheiro. Esta, entretanto, passou por um processo de Impeachment com acusações quanto ao seu governo, quando assumiu seu vice e então atual presidente do Brasil, Temer. O ciclo do período conhecido como Nova República é vivido até os dias atuais.
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Nova República. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/nova-republica. Acesso em: 15 de November de 2024.
01. [ENEM] A emenda constitucional que garantiu a reeleição presidencial no Brasil (1997) foi resultado:
a) Da vontade popular, referendada em plebiscito
b) De um conchavo entre governo e Congresso, apoiado pelas elites
c) Da união dos partidos de “esquerda”, certos da vitória nas urnas
d) Da pressão dos movimentos sociais para consolidar a democracia
e) De um esforço suprapartidário, visando ao bem-comum
02. [ENEM] Em 1994, Fernando Henrique Cardoso, na qualidade de Ministro da Fazenda, implantou o Plano Real. Assumindo como presidente da República em 1995, além de manter o referido plano, implementou uma política econômica denominada neoliberal pelos seus adversários políticos. Assinale a(s) proposição(ões) que é (são) considerada(s) consequência(s) da referida política econômica.
01. Aumento significativo do número de empregos e da remuneração dos assalariados, de modo especial, dos servidores públicos
02. Privatização de empresas públicas como a Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce e Telebrás
04. Queda da inflação, alto índice de desemprego e juros elevados
08. Investimentos maciços nos sistema públicos de educação e saúde, e facilidade de financiamentos ao consumidor
16. Balança comercial invariavelmente favorável
01. [B]
02. [02 + 04 = 16]