Comprimento de onda

O comprimento de onda é a distância entre dois ciclos ondulatórios completos. Nesse post você aprenderá como calcular o comprimento de onda e muito mais. Confira!

Comprimento de onda é a medida da distância entre dois valores repetidos e sucessivos em uma onda. Ou seja, essa grandeza pode ser a distância entre dois picos ou dois vales, por exemplo. Veja o que é e como calcular o comprimento de onda. Além disso, selecionamos algumas videoaulas sobre esse assunto.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é o comprimento de onda

Wikimedia

Comprimento de onda pode ser definido como a distância entre um ciclo de uma onda. Dessa forma, essa medida pode ser a distância entre dois máximos ou dois mínimos de um padrão de onda. Ou seja, a distância entre dois picos ou dois vales, respectivamente. Além disso, o tamanho da onda pode ser encontrado por meio do dobro da distância entre nós.

Relacionadas

Ondas
Tratam-se de perturbações oscilantes de alguma grandeza física em determinado espaço e de acordo com certo período no tempo.
Ondas Eletromagnéticas
Geradas pela oscilação de um campo eletromagnético, podem viajar no vácuo. Já ondas mecânicas, necessitam de um meio material.
Ondas estacionárias
Ondas estacionárias são ondas que estão à uma mesma frequência, mesmo comprimento de onda e em sentidos opostos. Elas estão relacionadas aos harmônicos em uma corda.

Quantitativamente, o comprimento de onda possui uma relação inversa com a frequência. Ou seja, quanto maior for a frequência, menor será o valor do comprimento dessa mesma onda.

Como calcular o comprimento de onda

Para realizar o cálculo da distância entre um ciclo de uma onda é preciso partir da equação fundamental da ondulatória. Então, encontra-se que a distância entre um ciclo de uma onda é inversamente proporcional à sua frequência e é diretamente proporcional à sua velocidade. Assim, matematicamente:

Em que:

Publicidade

  • λ: comprimento de onda (m)
  • v: velocidade de propagação (m/s)
  • f: frequência (Hz)

Caso se trate de uma onda eletromagnética, sua velocidade de propagação será a velocidade da luz. A qual possui valor constante e é, aproximadamente, igual a 3×108m/s. Além disso, a frequência da onda também pode ser medida em s-1, que é a mesma coisa que Hertz (Hz).

Vídeos sobre comprimento de onda

O estudo da ondulatória é de extrema importância. Por isso, compreender seus conceitos básicos é fundamental. Dessa maneira, para que não haja dúvidas e a frequência das notas altas seja ainda maior, selecionamos alguns vídeos sobre esse assunto. Confira!

A equação fundamental da ondulatória

Publicidade

O professor Marcelo Boaro explica a equação mais importante da ondulatória. Dessa forma, ele explica como relacionar frequência, velocidade de propagação e a distância entre os ciclos dessa mesma onda. Ao fim da videoaula, Boaro resolve um exercício de aplicação.

O que é uma onda

A explicação do que é uma onda pode ser complicada. Além disso, sua definição mudou ao longo do tempo. Por isso, Pedro Loos, do canal Ciência Todo Dia, explica a definição atualmente aceita para uma onda.

A natureza ondulatória da luz

A luz se comporta como onda e como partícula ao mesmo tempo. Contudo, isso não foi um conceito que sempre foi aceito pela comunidade científica. Por isso, Hugo Tanaka, do canal Ciência em Si, explica como era a concepção da natureza ondulatória da luz no século XIX.

O comprimento de uma onda é relacionado às suas características físicas. Além disso, as ondas podem ser classificadas de várias maneiras. Uma delas é a classificação quanto à natureza. Dentre essas classificações, uma delas são as ondas mecânicas.

Referências

YOUNG, H. D. et al. Física II: Termodinâmica e ondas. São Paulo: Addison & Wesley. 2016
HALLIDAY, D. et al. Física: Volume 2. Rio de Janeiro: Pearson. 2008
NUSSENZVEIG, H. D. Curso de Física Básica: Volume 2. Rio de Janeiro: Blucher. 2014

Hugo Shigueo Tanaka
Por Hugo Shigueo Tanaka

Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Hugo Shigueo. Comprimento de onda. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/comprimento-de-onda. Acesso em: 22 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [UFMG]

Uma pessoa toca no piano uma tecla correspondente à nota mi e, em seguida, a que corresponde a sol. Pode-se afirmar que serão ouvidos dois sons diferentes porque as ondas sonoras correspondentes a essas notas têm:

a) amplitudes diferentes

b) frequências diferentes

c) intensidades diferentes

d) timbres diferentes

e) velocidade de propagação diferentes

Alternativa correta: B

O que diferencia as notas musicais são seus comprimentos de onda e, consequentemente, suas frequências.

2. [Mackenzie]

As antenas das emissoras de rádio emitem ondas eletromagnéticas que se propagam na atmosfera com a velocidade da luz (3,0×105 km/s) e com frequências que variam de uma estação para a outra. A rádio CBN emite uma onda de frequência 90,5 MHz e comprimento de onda aproximadamente igual a:

a) 2,8 m

b) 3,3 m

c) 4,2 m

d) 4,9 m

e) 5,2 m

Alternativa correta: B

A partir dos dados fornecidos pelo exercício, é possível encontrar o comprimento de onda. A qual é: λ = v/f

Substituindo os valores, obtemos:

λ = 3×108/90,5×106

λ = 3,3 m

Compartilhe

TOPO