Alimentos de origem mineral

É preciso mantermos uma alimentação balanceada para que ocorra o bom funcionamento do corpo, e dentre os componentes que não podem faltar em uma alimentação saudável, estão os alimentos de origem mineral.

É claro que todos nós já sabemos o quão importante é para nosso organismo manter uma alimentação saudável, mas nem todo mundo é adepto das variedades de alimentos que precisamos consumir diariamente. Para manter uma alimentação balanceada e, portanto, saudável, é preciso variar em sua alimentação, consumindo sempre um pouco de tudo, já que diferentes alimentos possuem nutrientes diferentes que são essenciais para a boa saúde do corpo humano. Mas o que exatamente queremos dizer com essa variedade?

Publicidade

Imagem: Reprodução

Os alimentos podem ser de três tipos: animais, vegetais e minerais. Os alimentos de origem animal, como o nome já sugere, são provenientes dos animais, como por exemplo os ovos, leite, carnes e alimentos derivados do leite, como queijo e manteiga; de origem vegetal, são as frutas, como maçã, morango e mamão, por exemplo, verduras, como brócolis, agrião e alface, legumes, como chuchu, beterraba e cenoura, e cereais, como milho, arroz e feijão. Por fim, os alimentos de origem mineral, a que se referem este artigo, são a água e os sais minerais, que podem ser encontrados em alimentos diversos.

Os alimentos industrializados, por sua vez, devem ser consumidos com muita moderaão, uma vez que podem ter efeitos nocivos no corpo humano e animal de uma forma geral. São eles, salgadinhos, bolacha recheada, alimentos com muito açúcar refinado, fast food, refrigerantes e frituras, entre outros.

Minerais

Imagem: Reprodução

Mas pelo que pudemos ver, nos tópicos anteriores, os alimentos possuem sais minerais e água em sua composição, correto? Podemos dizer, portanto, que o leite, o iogurte, os peixes e hortaliças verdes (alimentos de origem animal e vegetal), contém o cálcio em sua composição, que é um dos sais minerais.

O cálcio ajuda na formação dos ossos e dos dentes, atua na coagulação sanguínea, na contração muscular, na condução de impulsos nervosos e na ativação de enzimas no corpo. O magnésio, por sua vez, é necessário no organismo para que as enzimas funcionem normalmente, assim como para que haja o uso correto da energia no corpo. O sódio, conhecido como vilão, também tem alguns benefícios. Ajuda a equilibrar os líquidos corporais, atua na manutenção do equilíbrio ácido básico, além de controlar a pressão osmótica. Mas atenção: o sódio deve ser consumido sem excesso. O potássio ajuda na manutenção do líquido intracelular, na condução nervosa, na manutenção cardíaca, na contração muscular, na síntese de proteínas e ácidos nucléicos e na produção de energia. O fósforo, por fim, ajuda na formação dos ossos e dos dentes, na absorção da glicose, no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos. Esses são os macro elementos. Os microelementos, não menos importantes, são o ferro, cobre, iodo, manganês, zinco, molibdênio, cromo, selênio e flúor.

O ferro atua na formação da hemoglobina, participa das reações enzimáticas e atua na oxidação celular; o cobre auxilia na formação dos ossos e do sangue, na liberação de energia dos alimentos e na produção de melanina; o iodo é essencial para a produção do hormônio da tireoide; o manganês estimula a atividade de algumas enzimas e faz parte de algumas outras, e participa de processos de produção de energia; o zinco atua na ação das enzimas e na saúde do sistema imunológico, além do crescimento e da formação dos tecidos e na maturação sexual masculina; o molibdênio participa do metabolismo do DNA e dos mecanismos de excreção de ácido úrico; o cromo atua no metabolismo da glicose e das gorduras; o selênio atua no sistema antioxidante do corpo, podendo ajudar a prevenir o câncer; e o flúor, que ajuda a fortalecer os dentes.

Publicidade

Referências

Alimentos: a química de seus componentes – Tom P. Coultate, Jeverson Frazzon, Luís Henrique de Barros, Luís Fernando Medina, Júlio Xandro Heck

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Alimentos de origem mineral. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/alimentos-de-origem-mineral. Acesso em: 24 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UFPE] Os sais minerais existem nos seres vivos de forma imobilizada ou dissociados em íons. Pequenas variações nas porcentagens de íons podem modificar profundamente a permeabilidade, irritabilidade e viscosidade de célula. Analise as propostas apresentadas.

( ) Magnésio (Mg++), presente na clorofila, é, portanto, necessário à fotossíntese.

( ) Cálcio (Ca++) é necessário para a ação de certas enzimas em importantes processos fisiológicos.

( ) Ferro (Fe++), presente na hemoglobina, faz parte de pigmentos importantes na respiração (citocromos).

( ) Fosfato (PO4) é o principal cátion extra e intracelular.

( ) Cloreto (Cl) importante cátion presente tanto na hemoglobina quanto na clorofila.

 

02. Sabemos que o cálcio é um mineral bastante abundante no nosso corpo, sendo encontrado principalmente nos ossos e dentes. Além desseimportante mineral, qual outro sal faz parte da composição e é considerado, juntamente com o cálcio, como principal componente de ossos e dentes?

a) Ferro

b) Magnésio

c) Iodo

d) Fósforo

e) Cloro

01. [V, V, V, F, F]

02. [D]

Compartilhe

TOPO