Lançamento de dardo

Lançamento com dardo é uma prova do atletismo que consiste em lançar um dardo de material sintético o mais longe possível.

O lançamento de dardo é um das provas disputadas nas competições de atletismo. Ele consiste em um esporte de marca em que um dardo de material sintético é lançado o mais longe possível. Desse modo, confira nesta matéria características, regras e descrições acerca do funcionamento dessa prova. Acompanhe.

Publicidade

Índice do conteúdo:

História do lançamento de dardo

As origens do lançamento de dardo remetem à pré-história da humanidade, em que instrumentos similares (sobretudo lanças) eram utilizados tanto para a caça quanto para guerrilhas entre os povos. Contudo, sua história enquanto prática esportiva remonta aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga, sendo uma das principais modalidades disputadas antes da proibição dos Jogos pelo imperador Teodósio I, em 392.

Relacionadas

Esportes individuais
Esportes individuais são práticas sistematizadas nas quais o desempenho esportivo é obtido individualmente.
Halterofilismo
O halterofilismo é um esporte voltado para a demonstração de força física e de habilidades coordenativas.
Atletismo
O atletismo é uma modalidade olímpica composta por mais de 20 provas, organizadas em torno dos fundamentos: correr, saltar e lançar.

Na Grécia antiga, os dardos eram feitos de madeira de oliveira e as provas ocorriam em dois formatos específicos: um visando acertar um alvo específico e outro tentando lançá-lo o mais longe possível. Entretanto, essa prática foi aperfeiçoada pelos povos escandinavos durante o século XIX, por quem as características do dardo lançado foram alteradas.

Ainda no século XIX, em 1896, foi retomado o evento esportivo de celebração da união entre os povos no formato dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Assim, o lançamento de dardo voltou a ser praticado como modalidade olímpica na edição de Atenas 1908. Desde então, os atletas da modalidade aprimoram e testam suas habilidades em competições esportivas que mobilizam diversos países. Sendo assim, veja as principais características dessa prova a seguir.

Características

O lançamento de dardo é iniciado por uma corrida de aproximação, realizada de modo retilíneo e com aceleração progressiva em uma pista de 34,9 x 4 metros. Durante essa corrida, o atleta deve empunhar o dardo e carregá-lo na altura da cabeça. Assim, ao aproximar-se da marcação, inicia a preparação para o lançamento do dardo.

A preparação para o lançamento corresponde ao posicionamento do dardo atrás da linha dos ombros. Essa ação é realizada junto com a inclinação do tronco para trás e para a frente, respectivamente, combinada com um giro rápido. Essas ações integradas correspondem ao movimento que impulsiona o lançamento do dardo.

Publicidade

O objetivo do lançamento é fazer com que o dardo alcance a maior distância possível quanto ao ponto em que foi lançado. No entanto, o lançamento também intenta que o dardo caia em uma angulação perfeita, inclinado entre 30° e 40° em relação ao solo.

No Brasil

Embora as competições de Atletismo sejam bastante populares no Brasil, o lançamento de dardo não é uma prova com grande engajamento. Contudo, o país possui atletas de peso na prova, entre eles o recordista olímpico Júlio Cesar Miranda de Oliveira e as atletas Pan-Americanas Laila Ferrer e Rafaela Torres Gonçalves.

Essas são as principais características dessa prova do atletismo. Para saber mais a seu respeito, confira suas regras fundamentais.

Publicidade

Regras

Como mencionado acerca das características do lançamento de dardo, nessa prova, o atleta deve realizar um corrida de aproximação até a zona de lançamento. Assim, ao chegar nesse local, deve realizar uma técnica específica (inclinação e giro rápido) e efetuar o lançamento. Com isso, objetiva atingir a marca mais distante da zona de lançamento, de modo a obter a maior pontuação na disputa. Diante disso, são regras básicas dessa prova:

  • O dardo deve medir entre 2,60 e 2,80 metros nas categorias masculinas e entre 2,20 e 2,30 metros nas categorias femininas. Além disso, deve pesar 800 e 600 gramas para essas duas categorias, respectivamente.
  • Cada atleta tem direito a realizar três lançamentos.
  • Os oito melhores resultados da competição são classificados para a realização dos lançamentos finais. Assim, os atletas têm direito a três lançamentos cada durante essa etapa.
  • É proibido que o atleta saia/ultrapasse a zona de lançamento antes, durante ou mesmo após o lançamento do dardo. Caso isso ocorra ele é desclassificado.
  • O atleta também é desclassificado caso a ponta do dardo a tocar o solo após o lançamento não seja aquela posicionada para a frente nos momentos precedentes a essa ação.

Essas são as principais regras do lançamento de dardo a serem observadas pelos atletas, conforme proposto pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Sendo assim, veja a seguir outros aspectos acerca do funcionamento dessa prova.

Como funciona

O lançamento de dardo funciona a partir da realização de técnicas específicas, cuja finalidade é potencializar o lançamento do implemento (dardo). Desse modo, na análise cinemática do movimento integral do lançamento de dardo é possível identificar 4 fases: preparação, corrida de balanço, lançamento e recuperação. Portanto, veja uma breve descrição a respeito de cada fase técnica dessa prova.

Fases

  • Preparação: essa fase corresponde ao momento de empunhadura ou pega. Nesse momento, o atleta pega o dardo de forma confortável e descontraída, em posição diagonal e com a palma da mão voltada para cima. Após realizar a pega, ele deve se dirigir para o corredor de lançamento para iniciar a corrida de balanço.
  • Corrida de balanço: essa fase é subdividida nas fases frontal e lateral.
  • Fase de corrida frontal: na fase frontal o atleta realiza uma corrida lenta e ritmada em direção à zona de lançamento. Nesse momento, o dardo deve estar paralelo ao solo, podendo estar levemente arqueado para a cima.
  • Fase de corrida lateral: a fase lateral progride da frontal, quando o atleta inicia o “ritmo dos 5 passos”. Portanto, nesta fase, ele avança com o lado esquerdo do corpo ao sentido do lançamento e, em seguida, realiza uma torção de tronco para a direita, a qual precede o lançamento. Assim, ao realizar o 5° passo com o pé de apoio ele prepara a impulsão para o lançamento.
  • Lançamento: nessa fase ocorre o posicionamento do pé esquerdo (de apoio) no solo de modo firme, estabelecendo a base do lançamento. Com isso, há uma movimentação em efeito de desdobramento, partindo do quadril para o peito, em que o atleta mobiliza o corpo para a ação. Com isso, o braço lançador é o último a ser acionado, mantendo-se estendido até a soltura do dardo, dando continuidade à ação.
  • Recuperação: ao finalizar a ação de lançamento, com a soltura do dardo, o atleta deve travar o movimento, evitando perturbações no percurso do implemento e ações nulas na prova. Logo, ele realiza de um a três passos para organizar a fase de recuperação do movimento. Por essa razão, é fundamental que o atleta não lance o implemento no limite da zona de lançamento, evitando sua desclassificação.

Essas são as principais características técnicas dessa prova, as quais se organizam em fases que compõem a integralidade das ações realizadas durante o lançamento de dardo. Para saber mais sobre os aspectos que constituem essa prova confira os vídeos a seguir.

Saiba mais sobre o lançamento de dardo

A seguir você confere vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria, contribuindo para sua compreensão a respeito dessa prova do atletismo. Assista e confira!

Regras básicas

Esse vídeo apresenta o que é o lançamento com dardo, comentando acerca de suas características gerais e regras básicas. Assista e entenda melhor esses aspectos da prova.

Lançamento de dardo

Esse vídeo trabalha com uma apresentação conceitual do lançamento de dardos, comentando a certa do histórico da prova, da empunhadura do dardo e das fases do movimento. Portanto, assista para reforçar os conteúdos apresentados nesta matéria.

Aprenda brincando

Nesse vídeo você confere uma possibilidade lúdica de trabalhar o lançamento de dardo. O vídeo apresenta três formas de brincar com a prova. Assista para saber como pratica-la em casa.

Esta matéria apresentou características acerca da prova lançamento de dardo, disputada nas competições de atletismo. Continue estudando sobre as provas do atletismo conferindo a matéria sobre a marcha atlética.

Referências

A evolução histórica do lançamento de dardo: base para o ensino do atletismo em aulas de educação física (2010) – Aline de Oliveira Gomes.

Confederação Brasileira de Atletismo [On-line] – Disponível em: http://www.cbat.org.br/novo/. Acesso em 20 jan. 2021.

Dicionário Olímpico [On-line] – Disponível em: http://www.dicionarioolimpico.com.br/. Acesso em 20 jan. 2021.

João Paulo Marques
Por João Paulo Marques

Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).

Como referenciar este conteúdo

Marques, João Paulo. Lançamento de dardo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/lancamento-de-dardo. Acesso em: 22 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1. [ITEDES-2012]

Acerca dos detalhes técnicos relacionados à prova de Lançamento de Dardo no atletismo, marque a alternativa incorreta:

A) A corrida para o lançamento deve ser crescente em velocidade, sendo veloz até o ponto em não atrapalhe a coordenação para o lançamento.
B) O número de passos da corrida para o lançamento depende da condição do lançador. Pode variar de 8 a 12 passos, antes do 5 a 7 passos finais, que já correspondem à tomada de posição e lançamento.
C) Os passos finais, utilizados para a tomada de posição e lançamento, devem ser realizados com desaceleração e com movimentos de baixa amplitude.
D) A puxada do dardo deve ser feita com o aproveitamento total do arco de lançamento. A puxada inicia-se bem atrás, na máxima amplitude e termina sobre a cabeça, em ponto cuja projeção coincide com o pé da frente.
E) As ações do lançamento devem somar forças que devem ser aplicadas no eixo longitudinal do dardo.

A resposta correta é a alternativa C.

Os passos finais, em que ocorrem o posicionamento para lançar o dardo, seguem a progressão de aceleração adquirida com a corrida de aproximação e buscam a amplitude de movimento junto à torção do tronco, de modo a conseguir a maior impulsão no momento de lançamento e soltura do dardo.

2. [CONSULPAN-2012]

Relacione corretamente as provas do atletismo com suas respectivas descrições.

1. Lançamento de dardo.
2. Lançamento de disco.
3. Lançamento de martelo.
4. Arremesso de peso.

( ) O atleta lança uma peça formada por um cabo com um peso na ponta.
( ) Consiste no lançamento de uma haste metálica, que é feita de uma pista, na qual o lançador corre cerca de 15 passadas.
( ) São bolas maciças de metal com diâmetros e pesos diferentes para homens e mulheres.
( ) A peça lembra uma nave espacial feita de metal e possui pesos diferentes para homens e mulheres.

A sequência está correta em

A) 1, 2, 4, 3
B) 2, 4, 1, 3
C) 4, 3, 1, 2
D) 3, 1, 4, 2
E) 2, 4, 3, 1

A resposta correta é a alternativa D.

A primeira alternativa corresponde ao implemento lançado na prova de lançamento de martelo.
A segunda alternativa corresponde ao implemento lançado na prova de lançamento de dardo.
A terceira alternativa corresponde ao implemento arremessado na prova de arremesso de peso
A quarta alternativa corresponde ao implemento lançado na prova de lançamento de disco.

Compartilhe

TOPO