Entre as mais comuns dúvidas da língua portuguesa, encontramos o uso errôneo de mau e mal. As duas palavras, apesar de apresentarem diferentes significados, é bastante simples entende-las. Confira abaixo o significado de ambas.
Publicidade
Mal, com “l”, refere-se ao contrário de bem e, portanto, deve ser usado quando o inverso do sentido de “mal” na frase, for bem. Por exemplo. “Eu não estou muito bem”, “eu estou me sentindo meio mal”. Mau, com “u”, por sua vez, é o contrário de “bom”. Dessa forma, devemos usar quando o sentido contrário da frase for “bom”. “Esse filme foi bom”, “Esse filme não foi nada mau”.
São, portanto, antônimos, fazendo com que a gente possa ver o sentido correto da frase por meio da oposição, como explicado acima. Confira mais alguns exemplos abaixo para melhorar o entendimento:
“Você está sendo um mau menino!” – Nesse caso, o antônimo é “bom”, e, portanto, devemos escrever “mau”, com u.
“Estou me sentindo mal” – Nesse caso, o antônimo é “bem” e, portanto, devemos escrever “mal”, com “l”.
Mal, ainda pode aparecer como advérbio, quando é invariável, como por exemplo na frase “A garota foi mal recebida”, ou ainda como substantivo, variando em número “Há males que vêm para o bem”. Enquanto isso, mau pode aparecer como adjetivo, quando varia em gênero e número, como na frase a seguir: “Não eram maus alunos, somente tinham dificuldade em assimilar a matéria dada”, ou ainda como palavra substantivada, como na frase a seguir: “Os bons vencerão os maus”.
Publicidade
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa – Domingos Paschoal Cegalla
Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Mau ou mal?. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/mau-ou-mal. Acesso em: 18 de November de 2024.
01. [ENEM] Levando em consideração o uso correto do advérbio mal, julgue as seguintes proposições:
I. Ele reprovou de ano porque foi mal aluno em matemática.
II. Talita mal entrou no shopping e já queria ir embora.
III. Nós percebemos que ele estava mal intencionado, por isso corremos.
IV. O casal viveu um mal momento durante a viagem para a França.
V. O prefeito faz mal uso do dinheiro público.
a) Todas estão corretas.
b) I e V estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I, IV e V estão corretas.
e) II, III e V estão corretas.
02. [UFAC] O PRIMO
Primeira noite ele conheceu que Santina não era moça. Casado por amor, Bento se desesperou. Matar a noiva, suicidar-se, e deixar o outro sem castigo? Ela revelou que, havia dois anos, o primo Euzébio lhe fizera mal, por mais que se defendesse. De vergonha, prometeu a Nossa Senhora ficar solteira. O próprio Bento não a deixava mentir, testemunha de sua aflição antes do casamento. Santina pediu perdão, ele respondeu que era tarde – noiva de grinalda sem ter direito.
(Cemitério de elefantes. Apud CARNEIRO, Agostinho Dias)
“…o primo Euzébio lhe fizera mal…” Nessa frase, a palavra mal está escrita com “l”. Há, porém, situações em que ela também pode ser escrita com “u”. Observe as frases abaixo e, em seguida, assinale a alternativa cuja sequência preencha adequadamente os espaços em branco.
– Para Santina, Euzébio foi um homem____.
– Segundo o narrador, Bento fez um _____ casamento.
– Bento recebeu muito_____ a revelação de Santina. _____ ouviu a revelação de Santina, Bento decidiu separar-se.
a) mau / mal / mal / Mau
b) mau / mal / mau / Mal
c) mal / mau / mal / Mau
d) mal / mal / mau / Mau
e) mau / mau / mal / Mal
01. [C]
02. [E]