O halterofilismo é uma modalidade esportiva individual disputada mundialmente com o intuito de demonstrar força física e habilidades coordenativas. Desse modo, esta matéria apresenta características históricas desse esporte, comentando sobre seus fundamentos, além de suas modalidades e regras. Acompanhe:
Publicidade
História do halterofilismo
Segundo o Comitê Olímpico do Brasil (COB), o halterofilismo teve início com povos primitivos, para quem se tornou cultural a prática de levantamento de pesos para demonstrar vigor, poder e energia física. Assim, esses povos desenvolveram o costume de levantar pesos para aperfeiçoar a força física, o que foi incorporado na Antiguidade como prática esportiva em locais como China, Grécia e Egito.
Relacionadas
Na Grécia Antiga, o halterofilismo foi instrumentalizado para o treinamento de atletas de natação e de atletismo. Além disso, também passou a compor testes para admissão de soldados. Assim, a popularização do esporte na Idade Média em países europeus fez que fossem formalizadas as regras do esporte, sobretudo no final dos anos 1800, quando houve a padronização de normas e equipamentos competitivos.
Participação olímpica
Embora tenha entrado e saído diversas vezes do quadro esportivo, o halterofilismo compõe as Olimpíadas desde a edição de Atenas 1896. As mulheres, porém, entraram nas disputas apenas em Sydney 2000. Como esporte adaptado, passou a compor as Paralimpíadas em Tóquio 1964, mas apenas homens disputavam a modalidade. Posteriormente, a partir da edição de Atlanta 1996, a organização admitiu a participação de mulheres nas disputas do esporte.
Fundamentos
Por ser um esporte voltado para a demonstração de força, o fundamento principal do halterofilismo também configura seu objetivo: levantar o maior peso possível do chão até a altura acima da cabeça. Esse esporte exige mais do que apenas força física, portanto também fundamentam o halterofilismo a correta execução técnica e a concentração na realização e na coordenação dos movimentos que compõem tais técnicas.
Considerando que esses fundamentos são a base para as provas do esporte, conheça as modalidades dele a seguir!
Publicidade
Modalidades
As competições atuais de halterofilismo envolvem três modalidades, as quais compõem as provas desse esporte: arranque, arremesso e total combinado. Veja as suas principais características:
Arranque
Nessa modalidade, o atleta deve realizar um movimento contínuo levantando a barra do solo acima da cabeça. Assim, a movimentação técnica (palmas das mãos para baixo, puxada em movimento único, erguida acima da cabeça até a extensão completa dos braços e leve flexão de membros inferiores) deve ser feita sem pausas e sem apoiar a barra no corpo.
Arremesso
O movimento é avaliado em dois momentos nessa modalidade. Assim, diferentemente da primeira prova, ocorre uma pequena descontinuidade no movimento na passagem do primeiro momento (levantamento da barra até a linha do peito) para o segundo (finalização da técnica com extensão de braços e movimento de tesoura com as pernas). Avalia-se nessa prova, portanto, uma técnica diferente de levantamento de peso.
Publicidade
Total combinado
Essa modalidade está presente apenas nos Jogos Olímpicos e consiste na combinação das duas provas descritas acima. Desse modo, o atleta que somar o maior peso levantado nas duas provas é considerado vencedor. É importante destacar que, com isso, nas Olimpíadas, as provas anteriores não possuem vencedores, sendo apenas componentes desta modalidade.
Agora que você já sabe os fundamentos e as modalidades desse esporte, conheça também suas regras.
Regras do halterofilismo
Veja a seguir as principais regras para a prática esportiva do halterofilismo:
- As provas são disputadas em um tablado de 4×4 metros.
- O objetivo das provas é ver qual atleta levanta mais peso, designando assim a(o) campeã(o).
- Cada atleta tem direito a três tentativas de levantamento em cada prova. Assim, é considerada a pontuação maior entre as tentativas.
- A pontuação total leva em conta a soma dos pontos obtidos nas provas de arranque e de arremesso, disputadas nessa ordem.
- As competições são organizadas em categorias de peso e, caso haja mais de 17 competidores, são organizadas também em grupos.
- A prova ocorre sob supervisão de três árbitros, posicionados ao centro e a cada lado do competidor.
- Os pontos são considerados quando o atleta estabiliza os pesos e os pés. Ele é desclassificado, contudo, caso solte a barra com pesos antes do tempo mínimo de 2 segundos, sinalizado pelos árbitros.
Essas são as regras fundamentais para a prática esportiva em competições de halterofilismo.
Curiosidades
Confira abaixo curiosidades a respeito do halterofilismo e saiba mais sobre esse esporte:
- O halterofilismo também é bastante conhecido como levantamento de peso olímpico (LPO), sendo denominado também como halterofilia e levantamento de pesos.
- Os turcos Naim Suleymanoglu e Halil Mutlu e os gregos Pyrros Dimas e Kakhi Kakhiasvilis ganharam três medalhas de ouro cada, marcando a história das competições olímpicas nesse esporte.
- As chinesas Chen Yanqing e Liu Chunhong são destaques no halterofilismo feminino, pois cada uma conquistou duas medalhas de ouro olímpico.
- Um recorde especial foi conquistado pelo húngaro Imre Foldi e pelos alemães Ronnie Weller e Ingo Steinhofel, que participaram de cinco edições dos Jogos Olímpicos disputando levantamento de peso.
- O atual recordista mundial de halterofilismo é o atleta irlandês Hafthor Bjornsson. Em maio de 2020, Bjornsson levantou surpreendentes 501 kg na modalidade terra, superando o recorde de 500 kg estabelecido pelo britânico Edward Stephen Hall em 2017.
- Além de atleta de halterofilismo, o recordista Hafthor Bjornsson também é ator, sendo notadamente reconhecido por interpretar o personagem Montanha na série Game of Thrones.
Essas são algumas curiosidades referentes ao halterofilismo. Além delas, esta matéria comentou sobre características históricas do esporte, assim como fundamentos, modalidades e regras que o constituem. Continue estudando sobre o universo esportivo conferindo também sobre a luta greco-romana!
Referências
Comitê Olímpico do Brasil [online] – Disponível em: https://www.cob.org.br/pt/ – Acesso em: 05 janeiro 2021
Comitê Olímpico Internacional [online] – Disponível em: https://www.olympic.org/ – Acesso em: 05 janeiro 2021
Comitê Paralímpico Brasileiro [online] – Disponível em: https://www.cpb.org.br/ – Acesso em: 05 janeiro 2021
Rede Nacional do Esporte [online] – Disponível em: http://rededoesporte.gov.br/pt-br – Acesso em: 05 janeiro 2021
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Halterofilismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/halterofilismo. Acesso em: 25 de November de 2024.
1. [FUB-2018]
As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item subsequente:
Halterofilismo é uma MEI na qual os atletas procuram desenvolver ao máximo a musculatura do corpo. As competições são organizadas a partir da comparação da musculatura dos diferentes atletas e de seus desempenhos.
( )Certo
( )Errado
A resposta correta é (x)Errado.
O esporte descrito nas afirmações é o fisioculturismo. O halterofilismo é uma MEI em que os atletas buscam aprimorar as movimentações técnicas para levantar o maior peso possível, desde o solo até acima da cabeça.
2. [CMR-2016]
Leia o texto a seguir:
“O halterofilismo, ou ainda levantamento de peso, é um desporto cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, numa barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência e também exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.”
Disponivel em http://pt.wikipedia.org/halterofilismo. Acesso em 14/09/2016
Qual o sólido geométrico que melhor representa os pesos colocados na barra do halterofilista?
A) Cilindro
B) Esfera
C) Pirâmide
D) Cone
E) Prisma
A resposta correta é a alternativa A.
O sólido geométrico que melhor representa o peso colocado na barra de halterofilismo é o cilindro. Sua estrutura é formada por duas bases circulares em planos distintos e paralelos. Isso favorece a distribuição da carga do peso na barra e proporciona mais estabilidade ao atleta em sua condução.