Uso de onde e aonde

Apesar de ambos serem usados para exprimir a ideia de lugar onde algo ou alguém está, onde e aonde possuem regras diferentes de utilização na norma culta.

É bastante comum encontrarmos entre estudantes, e até mesmo entre pessoas já graduadas, algumas dúvidas quanto a aplicação de palavras na língua portuguesa. Onde e aonde, por exemplo, são duas palavras que remetem à localização, porém devem ser usadas em contextos diferentes. O adequado, principalmente no que se refere à usar a escrita, mas também quando a fala pede mais formalidade, é utilizar a língua culta tendo, portanto, domínio do uso de palavras e regras da língua portuguesa.

Publicidade

É preciso, portanto, ter conhecimento quanto ao uso da língua e suas regras, facilitando a comunicação de forma correta e adequada. Quando estamos falando de onde e aonde, é bastante comum encontrarmos dúvidas e questionamentos, mas estes podem ser sanados de forma relativamente simples com algumas explicações. Falando de forma bem sintetizada, “onde” é usado para expressar ideia de lugar fixo, enquanto “aonde” é usado para expressar a ideia de um destino, ou ainda de um movimento. Confira as explicações detalhadas abaixo:

Quando usar onde?

Onde é um advérbio que é usado para indicar um lugar em que alguém ou alguma coisa está, devendo, portanto, ser aplicado à oração quando expressa a ideia de um lugar. É possível, entretanto, para evitar que haja repetições excessivas desse termo, podemos usar algumas expressões que carregam o mesmo significado quando substituindo “onde”. Como exemplo, podemos citar “em que”, “na qual” e “no qual”. Confira abaixo alguns exemplos para melhor compreensão:

“Os alunos realizaram uma visita ao museu egípcio, onde puderam conhecer algumas histórias a respeito dos faraós”
“O turista não sabe onde ficam as Cataratas do Iguaçu”
“Vivemos em um país no qual a educação não é valorizada como deveria”
“Nas cidades pequenas, nas quais o trânsito é tranquilo, há um aumento da população nos últimos anos”

Quando usar aonde?

O aonde, assim como o onde, é usado para indicar um lugar em que alguma coisa ou alguém está. Mas então, afinal, qual a diferença entre eles? É bastante simples: “aonde” é usado em orações em que o verbo exige o uso de preposição, sendo, portanto, o “a” agregado ao onde. Aonde é, portanto, usado para indicar um local para o qual se vai, sendo, dessa forma, usado para indicar um destino, ou ainda a ideia de movimento. Confira os exemplos abaixo para compreender melhor:

“Aonde você pensa que vai?”
“O lugar aonde vou não te diz respeito”

Publicidade

Referências

Gramática Completa – Diélen Borges

Natália Petrin
Por Natália Petrin

Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.

Como referenciar este conteúdo

Petrin, Natália. Uso de onde e aonde. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/uso-de-onde-e-aonde. Acesso em: 29 de April de 2025.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM] Assinale a sequência que complete corretamente as sentenças:

Os turistas foram ao Cristo Redentor, ________ puderam observar a bela paisagem da cidade.

________ você vai depois do expediente?

Nas metrópoles brasileiras, ________ o trânsito é congestionado, um simples trajeto pode demorar horas.

Ele conquistou um lugar na empresa ________ ninguém mais chegou.

a) aonde, aonde, onde e aonde.

b) onde, aonde, onde e aonde.

c) aonde, onde, aonde e onde.

d) onde, onde, onde e aonde.

 

02. [ENEM] Estão corretas as proposições, exceto:

a) Aonde você quer ir?

b) O casal foi visitar a cidade onde moraram durante dois anos.

c) Onde você ficou durante a festa?

d) Aonde os meninos vão com tanta pressa?

e) Eu ainda não sei onde vou nas minhas férias.

01. [B]

02. [E]

Compartilhe

TOPO