Nesta matéria, serão apresentadas as regras e os golpes do jiu-jitsu, além de características históricas e das faixas desse esporte. Acompanhe e conheça essa modalidade de combate!
Publicidade
História do jiu-jitsu
O jiu-jitsu, cuja tradução literal significa “arte suave”, é um esporte de combate de origem japonesa desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX. Os golpes são caracterizados por torções, pressões e alavancas. O objetivo, portanto, é que o praticante derrube e domine o oponente, utilizando-se de tais golpes para isso.
Relacionadas
Afirma-se que essa arte marcial tenha se desdobrado de técnicas de combate desarmado (ju jitsu) desenvolvidas por samurais japoneses após o fim do sistema feudal, em 1868. Nessa narrativa, a figura do professor Jigoro Kano é bastante emblemática, pois Kano estudou diversas formas de artes marciais de antigos samurais e, a partir delas, desenvolveu técnicas próprias. Dessas técnicas, nasceu o Kodokan Judô, em 1882.
Jiu-jitsu no Brasil
A configuração atual do jiu-jitsu no Brasil decorre de desdobramentos da prática do judô no país, introduzida por Sada Miyako em 1908, bem como por Mitsuyo Maeda, a partir de 1913. Desse modo, por intermédio desses dois judocas, o jiu-jitsu passou a ser ensinado em universidades e centros militares nacionais, expandindo-se pelo Brasil.
Atualmente, a entidade responsável pela regulação do esporte é a International Brazilian Jiu-Jitsu Federation (IBJJF).
Objetivo e regras do esporte
Como mencionado, o objetivo dos lutadores de jiu-jitsu (também chamados de jiujitsuoka, de modo mais formal, e jiujiteiro, de maneira mais coloquial) é derrubar e dominar o oponente através de golpes caracterizados por torções, pressões e alavancas. Assim, para preservar o caráter esportivo da prática, algumas regras são fundamentais. Veja-as a seguir!
Publicidade
Regras
A seguir, são apresentadas as regras fundamentais do jiu-jitsu. Confira:
- As lutas de jiu-jitsu possuem duração de três minutos para os alunos (kyu) e de cinco minutos para os mestres (dan).
- Todas as lutas devem obrigatoriamente ser realizados no tatame e na presença do árbitro.
- Os golpes aplicados só são considerados válidos se o lutador que o aplicar estiver com, pelo menos, um dos pés dentro da área de combate.
- São consideradas posições de pontuação e seus respectivos pontos: queda (2 pontos); joelho na barriga (2 pontos); raspagem (2 pontos); passagem de guarda (3 pontos); montada e montada pelas costas (4 pontos); pegada pelas costas (4 pontos).
- As punições aplicadas aos lutadores podem gerar perdas de 1 a 4 pontos, variando conforme a gravidade da falta cometida.
- A luta pode ser finalizada por desistência, desclassificação, interrupção, perda dos sentidos, placar de pontos, sorteio ou decisão do árbitro.
Agora que você já conhece algumas das regras básicas do jiu-jitsu, confira seus principais golpes na sequência.
Golpes
O jiu-jitsu apresenta grande variedade de golpes e aplicações técnicas. No entanto, nessa gama de movimentações, alguns golpes se destacam. Acompanhe:
Publicidade
- Queda: movimento em que um dos lutadores projeta o oponente ao chão.
- Montada: golpe em que, ao projetar o oponente ao chão, o lutador fica em cima dele, com joelhos e pés apoiados no solo.
- Mata-leão: golpe de estrangulamento aplicado pelas costas do oponente. Esse golpe é aplicado com o bíceps do lutador pressionando o pescoço do oponente em uma alavanca.
- Chave de braço: também chamado de arm lock, nesse golpe, o lutador posiciona o braço do oponente entre suas pernas, imobilizando seus punhos com as mãos e aplicando uma chave com o quadril para finalizar o oponente.
- Joelho na barriga: nesse golpe, o atleta que está por cima mantém uma pegada no braço, na gola ou na faixa do oponente, assim como uma perna e um pé apoiados no solo. Com outra perna, então, ele aplica uma técnica de pressão contra a barriga do oponente.
Esses são os principais golpes realizados no jiu-jitsu. Entretanto, há diversas outras movimentações possíveis e técnicas próprias dessa modalidade. Você pode conferir a aplicação desses e de outros golpes no vídeo disponibilizado ao final da matéria.
Faixas
Conforme a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE), as graduações que sinalizam o aprendizado na modalidade seguem a seguinte progressão:
- Branca ponta preta: para iniciantes, a partir de 4 anos de idade.
- Branca ponta cinza: para iniciantes de 4 a 15 anos de idade.
- Cinza ponta preta: para praticantes de 5 a 15 anos de idade.
- Cinza ponta amarela: para praticantes de 5 a 15 anos de idade.
- Amarela ponta preta: para praticantes de 6 a 15 anos de idade.
- Amarela ponta laranja: para praticantes de 8 a 15 anos de idade.
- Laranja ponta preta: para praticantes de 9 a 15 anos de idade.
- Laranja ponta verde: para praticantes de 10 a 15 anos de idade.
- Verde ponta preta: para praticantes de 10 a 15 anos de idade.
- Verde ponta azul: para praticantes de 11 a 15 anos de idade.
- Azul: para praticantes a partir dos 16 anos de idade.
- Roxa: para praticantes a partir dos 18 anos de idade.
- Marrom: para praticantes a partir dos 19 anos de idade.
- Preta ponta branca: para praticantes a partir dos 20 anos de idade.
- Preta ponta vermelha (Professor): somente para praticantes a partir de 21 anos de idade.
- Coral – vermelha e preta (Mestre): por mérito de tempo e habilidade na modalidade. Corresponde ao VII grau.
- Coral – vermelha e branca (Mestre): por mérito de tempo e habilidade na modalidade. Corresponde ao VIII grau.
- Vermelha (Grão-Mestre): por mérito de competência e tempo na modalidade. Corresponde ao IX grau.
- Vermelha ponta dourada (Grão-Mestre): por mérito de competência e tempo na modalidade. Corresponde ao IX grau.
Assim se configura o sistema formal de progressão de faixas no jiu-jitsu, conforme estabelecido pela CBJJE. Para saber mais sobre as progressões de faixas nesse esporte, veja o vídeo a seguir acerca do assunto.
Saiba mais sobre o jiu-jitsu
Confira, agora, alguns vídeos complementares ao conteúdo apresentado nesta matéria e saiba mais sobre o esporte:
História do jiu-jitsu
Esse vídeo comenta brevemente sobre a história do jiu-jitsu, abordando alguns aspectos de sua origem, assim como de sua trajetória no Brasil. Confira e entenda o panorama de constituição desse esporte.
Graduação no jiu-jitsu
Esse vídeo explica em detalhes como funcionam os exames e o processo de graduação e progressão de faixas na modalidade esportiva. Confira para saber mais!
Golpes de jiu-jitsu
Nesse vídeo, você confere os golpes apresentados na matéria, além de outras possibilidades de movimentações e técnicas do jiu-jitsu. Confira para entender como funciona a dinâmica de aplicação de golpes nesse esporte!
Esta matéria apresentou aspectos históricos e técnicos do jiu-jitsu, comentando também sobre suas regras, seus golpes e suas faixas. Continue estudando sobre os esportes de combate conferindo tudo sobre o boxe!
Referências
A biografia escrita por Reila Gracie e as fontes jornalísticas: revisando a história hegemônica (2017) – Riqueldi Straub Lise, Natasha Santos, Fernando Renato Cavichiolli e André Mendes Capraro
Primórdios do jiu‐jitsu e dos confrontos intermodalidades no Brasil: contestando uma memória consolidada (2018) – Riqueldi Straub Lise e André Mendes Capraro
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Jiu-jitsu. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/jiu-jitsu. Acesso em: 26 de November de 2024.
1. [FCJ-2015]
Nos países ocidentais, o nome “Jiu-Jítsu” pode ser traduzido como:
a) Arte suave
b) Arte de ataque
c) Arte agressiva
d) Arte de combate
A resposta correta é a alternativa a) Arte suave.
Jiu significa flexibilidade, suavidade ou brandura, e jitsu signfica arte ou técnica. Desse modo, a tradução literal de jiu-jitsu é “arte suave”.
2. [FCJ-2015]
A família Gracie foi à responsável por perpetuar o Jiu-Jítsu no Brasil. A tradição da família iniciou-se no ano de 1914, com o primeiro membro da família a começar praticar a arte. O primeiro Gracie a praticar o Jiu-Jítsu foi:
a) Felipe Gracie
b) Bruno Gracie
c) Carlos Gracie
d) Bernardo Gracie
A resposta correta é a alternativa c) Carlos Gracie.
Carlos foi o primeiro membro da família Gracie a praticar o esporte (Jiu-Jitsu Japoês – Judô) no país, aprendendo-o diretamente com o Mestre Esai Maeda.