Esta matéria aborda características que configuram os esportes individuais, apontando também algumas categorias desses esportes. Além disso, apresenta exemplos de alguns desses esportes em cada uma das categorias. Confira e conheça esses elementos.
Publicidade
O que são esportes individuais?
Os esportes individuais são práticas em que o/a atleta não conta com a colaboração de companheiros/as para o bom desempenho durante a partida ou as provas da modalidade esportiva. Desse modo, o resultado e/ou o desempenho obtido na modalidade depende das habilidades técnicas, táticas e estratégicas, bem como do preparo físico do/da atleta para as atividades envolvidas.
Relacionadas
Além disso, é importante considerar que esses esportes podem ser classificadas como esportes individuais com e sem interação. A primeira categoria se refere aos esportes de marca, esporte técnico-combinatórios e esportes de precisão. Por outro lado, a segunda categoria alude a esportes de combate, esportes de taco e campo, esportes com rede divisória ou parede de rebote e esportes de invasão.
Quais suas características?
É válido destacar também que, embora alguns esportes apresentem dinâmica em grupo, a exemplo do beisebol e da capoeira, eles ainda se caracterizam pelo enfrentamento individual do adversário, consistindo, portanto, em uma prática de caráter individual. Desse modo, tendo em vista os elementos apontados acima, é possível destacar, como principais características dos esportes individuais, comuns a todas as categorias:
- Individualidade tática;
- Habilidade motora/técnica;
- Aptidão física;
- Atitude.
Essas são as principais características que se sobressaem em esportes individuais, em termos gerais, estendendo-se a todas as categorias envolvidas. Sendo assim, destacadas essas características, conheça algumas modalidades desses esportes a seguir.
Quais são os esportes individuais?
Como pontuado anteriormente, os esportes individuais podem ser classificados como esportes com e sem invasão. Além disso, nessas categorias, há subcategorias por meio das quais podem ser identificados. Nesse sentido, veja algumas modalidades elucidativas desses grupos esportivos.
Publicidade
Atletismo
O atletismo integra a categoria de esportes individuais sem interação, sendo considerado um esporte de marca. Nessa modalidade, destaca-se a comparação de índices alcançados e registrados pelos atletas, seja por segundos, metros ou quilos. Esses índices, portanto, são estabelecidos conforme marcas previamente estabelecidas para cada prova que compõe a modalidade.
Ginástica rítmica
A ginástica rítmica, bem como as demais modalidades de ginástica (acrobática, aeróbica, esportiva, de trampolim, artística), faz parte dos esportes individuais classificados como técnico-combinatórios. Nesses esportes, o desempenho é comparado com base na dimensão estética, na dimensão acrobática e na conformidade dos movimentos com os códigos, padrões e critérios estabelecidos para cada modalidade.
Tiro com arco
O tiro com arco é uma modalidade de esporte individual de precisão. Nessa modalidade, o objetivo e lançar a flecha em um alvo específico, fixo ou móvel. Assim, definem-se os vencedores das provas considerando o número de tentativas para acertar o alvo ou comparando a proximidade entre o objeto lançado e o alvo a ser atingido.
Publicidade
Judô
O judô faz parte da categoria de esportes individuais de combate, caracterizada por disputas que buscam a superação do adversário por meio de toques, desequilíbrios, imobilizações ou deslocamentos que conduzam o oponente para um espaço específico. Além disso, nessa categoria, bem como no judô, há combinações de movimentos de ataque e defesa, os quais são aplicados com o intuito de demonstrar algum grau de domínio sobre o corpo do oponente.
Beisebol
O beisebol é um dos vários esportes individuais de campo e taco. Nessa modalidade, os jogadores objetivam rebater as lançadas o mais longe possível, nos limites do campo de jogo. Dessa forma, os jogadores buscam completar o percurso entre as bases para contabilizar pontos. Embora sejam modalidades grupais, cada jogador desempenha um papel individual/isolado na dinâmica do jogo, não havendo interação direta entre eles.
Squash
O squash é um dos esportes individuais classificados como esportes de parede de rebote. Essa categoria objetiva que a bola seja lançada, arremessada ou rebatida de modo que o oponente não consiga ou tenha dificuldades para devolve-la ao jogo. No squash, portanto, a disputa ocorre em quadra fechada, entre quatro paredes, onde os jogadores se alternam nas rebatidas da bola com a raquete contra a parede, buscando atingir esse objetivo.
Badminton
O badminton é um esporte de rede divisória, categoria que apresenta o mesmo objetivo dos esportes de parede de rebote. Desse modo, o jogo de badminton ocorre com o lançamento e a rebatida de uma peteca com raquetes em uma quadra dividida ao meio por uma rede. Então, na dinâmica do jogo, os jogadores buscam interceptar a trajetória da peteca rebatida e devolvê-la para o lado do adversário.
Remo
O remo é um exemplo de esporte individual de marca que pode ser praticado em modalidades de punho, tacão, pá, cana e espinha. Nesse esporte, os remadores realizam um percurso a remo em rios, lagoas ou mar, para chegar à marcação estabelecida. Para isso, utilizam um barco estreito específico para a modalidade, com banco móvel e disposto de costas para a meta, devendo remar com força e velocidade até a alcançar.
Saltos ornamentais
Os saltos ornamentais são esportes individuais técnico-combinatórios, em que os atletas utilizam uma piscina e uma plataforma elevada para a realização de acrobacias. Assim, são realizados elementos acrobáticos conforme código técnico, seguido da preparação para a finalização do salto em um mergulho na piscina.
Karate
O karate é um esporte individual de combate, caracterizado como uma arte marcial de autodefesa, originária do Japão. Esse esporte se baseia em movimentos de socos, chutes, cotoveladas, joelhadas e golpes com a palma da mão aberta. Além disso, o karate possui peculiaridades que se apresentam conforme a categoria em questão, podendo ser: Kirron, kata e Kumite.
Além desses esportes apresentados, podem ser mencionados como esportes individuais:
- Críquete;
- Lançamento de disco;
- Levantamento de peso;
- Bocha;
- Ciclismo.
Por fim, é importante ressaltar que diversas modalidades esportivas individuais podem ser classificadas tanto como sem interação quanto com interação, a exemplo da ginástica rítmica, que possui provas individuais e em grupo. Entretanto, as modalidades com interação não se constituem como esportes coletivos. Desse modo, para conhecer melhor essas características e distinções, confira a matéria sobre esportes coletivos.
Referências
Metodologia do ensino dos esportes coletivos (2012) – Fernando Jaime González.
Por João Paulo Marques
Professor de Educação Física graduado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrando em Práticas Sociais em Educação Física (PEF-UEM/UEL). Pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa Corpo, Cultura e Ludicidade (GPCCL/UEM/CNPq) e do Grupo de Estudos Foucaultianos (GEF/ UEM/CNPq).
Marques, João Paulo. Esportes individuais. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/educacao-fisica/esportes-individuais. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [UEM - 2010]
Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for correto.
01) Fixo ou beque, pivô, alas direita e esquerda são posições dos jogadores no futsal.
02) Domínio de corpo, domínio de bola, dribles, passes, arremessos e rebotes são considerados fundamentos técnicos do basquetebol.
04) Na década de 1990, aconteceu a fusão entre o futebol de salão e o futebol de cinco (prática esportiva reconhecida pela Fifa), surgindo o futsal, terminologia adotada para identificar essa manifestação esportiva no contexto internacional.
08) No basquetebol, os sistemas ofensivos são recursos utilizados na defesa, para superar a equipe adversária.
16) Passe, recepção, condução, drible, defesa alta e saída de gol são considerados elementos das técnicas individuais dos jogadores de linha, em esportes coletivos.
A resposta correta é 07: 01 + 02 + 04.
A alternativa 08 está incorreta, pois, os sistemas ofensivos são recursos utilizados nos momentos de ataque e contra-ataque, visando a superação da equipe adversária.
A alternativa 16 está incorreta, pois, defesa alta e saída de gol são movimentações típicas dos goleiros, em esportes coletivos.
2. [UEM - 2010]
Sobre esportes individuais e coletivos, assinale o que for correto.
01) No jogo de voleibol, conforme as regras oficiais em vigor, é permitido tocar a bola com outras partes do corpo, além das mãos.
02) Atletismo, natação e hipismo são considerados esportes individuais.
04) Uma equipe de basquete é composta por dez jogadores, mas somente seis podem atuar na quadra ao mesmo tempo.
08) Futebol, rugby, beisebol, polo aquático e badminton são considerados esportes coletivos.
16) Para que uma partida de futebol de campo seja iniciada, é necessária a presença de, no mínimo, doze jogadores em cada equipe, sendo onze na linha e um no gol.
A resposta correta é 03: 01 + 02.
A alternativa 04 está incorreta, pois, cada equipe de basquete pode ser composta por mais de cinco jogadores, embora apenas cinco atuem simultaneamente em quadra.
A alternativa 08 está incorreta, pois, beisebol e badminton são considerados esportes individuais.