A arte urbana ou arte de rua tem origem na expressão inglesa street art que surgiu na década de 1970 nos Estados Unidos. Corresponde a manifestações artísticas desenvolvidas e expostas em espaços públicos, por vezes, sem autorização institucional. Nesse sentido, muitos artistas estão suscetíveis a repreensões de entidades (públicas ou privadas) e podem ter suas produções destruídas. Conheça melhor este estilo de arte a seguir!
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O que é arte urbana
A arte urbana é uma prática social que abrange expressões desenvolvidas nas ruas de diferentes formas. Os espaços públicos tornam-se suportes para a manifestação artística que compreende as relações construídas pelas pessoas com determinados lugares urbanos e as significações atribuídas a eles. Performance, história e memória se entrelaçam pelas cidades na construção de significados. No campo das artes visuais, por exemplo, é comum que os artistas transitem por diversas vertentes.
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História da arte urbana
Como é conhecida hoje, essa arte provém da cena underground – movimento cultural que foge dos padrões comerciais e midiáticos, influenciado pela contracultura da década de 1960. Movimentos como o Hip Hop e o Punk relacionam-se com a cena underground compartilhando o intuito transgressivo de normas e a crítica à configuração e ao uso das cidades. Entretanto, a arte de rua surgiu muito antes, com a intervenção das pessoas sobre o espaço público.
A arte urbana no Brasil
A arte urbana surgiu com força no Brasil na década de 1970, com o grafite na cidade de São Paulo e as expressões da contracultura como resistência à ditadura civil-militar. Como em outros lugares do mundo, essa arte foi inicialmente marginalizada, mas ao longo dos tempos adquiriu importância frente ao seu caráter de crítica social, política e econômica. A arte urbana é desenvolvida com maior intensidade nas grandes metrópoles do país.
Características da arte urbana
Abaixo, listamos alguns elementos que caracterizam as diferentes práticas de arte urbana:
- Acontece na rua;
- É performática e independente;
- Reflete sobre o uso do espaço público;
- Possui um caráter dinâmico e efêmero;
- Interage com o local e o espectador.
- Os Gemeos;
- Kobra;
- Magrela;
- Nina Pandolfo;
- Bansky;
- Smug
- Sasu;
- Lady Aiko.
- Edgar Mueller;
- Kurt Wenner;
- Daim;
- Sergio Odeith;
- Insane 51;
- Scaf.
- Bansky;
- Bete Nobrega;
- Alex Vallauri;
- Carlos Matuck.
- Simone Siss;
- SHN;
- Fabiano Carriero.
- Binho;
- Allan da Rosa;
- Giovani Baffô;
- Marcelo Rocha;
- Robert Montgomery;
- Mass Poetry.
- Cido Estátua Viva;
- Gladys Wosiack;
- Moyses Duarte;
- Maria Ines Banegas;
- Tania Mujica.
O contexto dinâmico de criação e materialização dessa arte no espaço urbano está estritamente ligado às características de cada expressão.
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Tipos de arte urbana
A seguir, veja as particularidades e o caráter performático da arte urbana em seis vertentes. Também conheça alguns artistas de cada área!
Grafite
O grafite é uma técnica de desenho e pintura com tinta spray realizada em muros, painéis, prédios, pontes e demais superfícies urbanas. Surgiu na década de 1970, no movimento Hip Hop junto com o rap, a discotecagem e o break que também são elementos da arte urbana produzida nas ruas de todo o mundo. O grafite se subdivide em diferentes tipos, dentre eles: bomb, throwUp, wildstyle, 3D, hall-of-fame, rash-train.
Principais artistas:
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3D
A arte em 3D é uma técnica de pintura do grafite que transmite a ilusão de ótica em três dimensões. As pinturas são feitas em superfície plana, mas passam a sensação visual de uma profundidade. Geralmente, são realizadas no chão ou em paredes criando imagens de abismos, penhascos ou cenas impactantes que promovem uma interação com o público.
Principais artistas:
Stencil
O stencil é uma técnica de reprodução de imagens através da aplicação de tinta em uma prancha com o desenho vazado, retirada a prancha o desenho fica aplicado na superfície (seja em paredes, papeis ou tecidos). O stencil tornou-se popular no movimento da contracultura dos anos 1960 ao reproduzir desenhos e frases de caráter político-social.
Principais artistas:
Lambe-lambe
O lambe é uma imagem ou cartaz colado em espaços públicos com cola feita à base de farinha. Originário do Renascimento com Saint-Flour e, depois, Toulouse-Lautrec que representava o subúrbio de Paris. Influenciado pela propaganda popular, pode ser único feito em série por meio da reprodução de cópias a serem coladas. No Brasil, o lambe foi muito usado por artistas durante a ditadura civil-militar como uma forma de denúncia e resistência ao regime.
Principais artistas:
Poemas urbanos
Os poemas urbanos abrangem uma categoria grande de manifestações, desde os versos escritos nos muros até os lambes, os poemas pendurados em árvores, os saraus, os slams e as batalhas de rima realizadas em locais públicos. O agitador cultural Binho, por exemplo, desenvolve o movimento “Postesia” com a colagem de poemas em postes da cidade de São Paulo. Durante a quarentena de 2020, poemas também foram projetados em prédios no projeto “Projetemos”.
Principais artistas:
Estátua viva
A estátua viva é uma performance que chama a atenção, a intenção é criar uma dúvida no espectador sobre ela ser material ou humana. Após prender a atenção das pessoas por algum tempo, ou quando alguém joga uma colaboração em dinheiro, a estátua se mexe. Muitos artistas se pintam de cores que remetem ao bronze, à prata, à pedra ou ao ouro para enfatizar a impressão de uma estátua real.
Principais artistas:
Além das manifestações artísticas citadas, existem diversas outras expressões desenvolvidas no espaço público, como o teatro de rua, as instalações visuais, a sticker art, além dos artistas circenses (malabaristas, equilibristas e palhaços), por exemplo.
Vídeos sobre a arte das ruas
A seguir, selecionamos três vídeos que complementam o conteúdo abordado nesta matéria. Veja o que pensam os artistas sobre as suas práticas e conheça outros temas para argumentar sobre o assunto!
A arte urbana e suas expressões
Nesse vídeo, a professora Beatriz Maia fala sobre o que é a arte urbana, sua história e expressões, além de citar alguns artistas. Também menciona que arte urbana busca levar a arte cotidiana às ruas, sair de lugares consagrados, como museus e teatros. Acompanhe!
Como escrever sobre a arte urbana
Este vídeo apresenta questões que podem ser discutidas nas redações sobre a arte urbana, desde problematizações a elementos históricos que caracterizam as manifestações brasileiras.
Lambe-lambe
Cauê Novaes, do Coletivo Tranverso, fala sobre a importância do uso social da palavra no espaço público e apresenta a produção de diferentes coletivos que trabalham com o lambe na cidade de São Paulo. Confira!
Agora que você já conhece a arte urbana, aprenda sobre outro movimento do século XX que também está ligado ao universo das cidades, a Pop Art.
Referências
PALLAMIN, Vera Maria. Arte Urbana: São Paulo, região central (1945-1998): obras de caráter temporário e permanente. São Paulo: Annablume, 2000.
SILVA, Paulo Henrique. “Estátua viva”: uma profissão em risco de extinção. Jornal Hoje em Dia, 2014.
Por Érica Paiva Rosa
Professora, redatora e produtora cultural. Mestre em Letras pela UEM.
Paiva Rosa, Érica. Arte urbana. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/arte-urbana. Acesso em: 30 de November de 2024.
1. [FGV]
As imagens acima são exemplos de arte urbana em Cuiabá. Trata-se da intervenção do grupo “7 anões da lata” que, usando a técnica do estêncil, imprimiram imagens sobre postes, em cartazes colados nas paredes ou diretamente nos muros das ruas. A respeito da arte urbana, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) A arte urbana é uma manifestação de protesto ilegal, realizada em edifícios e espaços privados.
( ) A arte urbana enfoca a relação entre a arte e a cidade, as expectativas e as expressões criativas de seus moradores.
( ) A arte urbana se materializa através do grafite, do estêncil, de cartazes e adesivos, entre outros.
As afirmativas são, respectivamente:
A) F, V e F.
B) F, F e V.
C) V, F e F.
D) V, V e F.
E) F, V e V.
Respostas: E
Justificativa: A afirmação de que “a arte urbana é uma manifestação de protesto ilegal” é muito genérica e não corresponde a todas as expressões artísticas urbanas. Muitos trabalhos nem sequer infringem leis e são autorizados em determinados espaços. As demais alternativas estão corretas.
2. [ENEM]
O grafite contemporâneo, considerado em alguns momentos como uma arte marginal, tem sido comparado às pinturas murais de várias épocas e às escritas pré-históricas. Observando as imagens apresentadas, é possível reconhecer elementos comuns entre os tipos de pinturas murais, tais como:
A) a preferência por tintas naturais, em razão de seu efeito estético.
B) a inovação na técnica de pintura, rompendo com modelos estabelecidos.
C) o registro do pensamento e das crenças das sociedades em várias épocas.
D) a repetição dos temas e a restrição de uso pelas classes dominantes.
E) o uso exclusivista da arte para atender aos interesses da elite.
Resposta: C
Justificativa: Os elementos em comum entre a pintura rupestre e o grafite contemporâneo consistem na imagem de seres humanos e de outros elementos gráficos que representam os pensamentos e as crenças de cada época.