Você já passou por alguma situação muito tensa e alguém te ofereceu água com açúcar para acalmar? Se nunca aconteceu com você, provavelmente já ouviu falar sobre isso. Entretanto, não existe nenhuma evidência científica que comprove o efeito calmante da água com açúcar, porém muitas pessoas garantem que ela funciona. Chamamos isso de efeito placebo, neste texto vamos entender como ele funciona.
Publicidade
O que é placebo?
O placebo é um tipo de tratamento que não possui nenhuma propriedade farmacológica e, dessa maneira, não atua diretamente nas doenças. Ele é muito usando em estudos clínicos, nos quais se faz a comparação com o tratamento verdadeiro (com fármacos) e geralmente é composto por substâncias químicas inativas.
Relacionadas
A ação do placebo está relacionada mais com a melhora dos sintomas do que com a cura da doença. Entretanto, o seu funcionamento ainda não está muito esclarecido para a ciência. Acredita-se que sua ação está relacionada à personalidade e ao psicológico do paciente. Por exemplo, em muitos estudos com pacientes oncológicos, há relatos positivos sobre o efeito do placebo utilizado para redução da dor e melhora no bem-estar. Assim, o paciente consegue seguir com o tratamento com melhor qualidade de vida, mas não há evidências de que isso diminui ou cura o câncer.
Vídeos sobre o efeito placebo
Para te ajudar a compreender o assunto e não restar nenhuma dúvida, selecionamos alguns vídeos. Então, confira abaixo nossa seleção.
Ação do efeito placebo
Neste vídeo, há uma explicação sobre a ação do efeito placebo no nosso corpo. Além disso, explica resumidamente como o placebo é utilizado na medicina para estudos clínicos.
Publicidade
Ciência e placebo
Aqui, selecionamos um vídeo com um psiquiatra explicando como o efeito placebo pode ser eficaz. Ele conta como alguns estudos realizados por pesquisadores mostram a sua eficácia.
Homeopatia
Publicidade
Aqui, selecionamos um vídeo sobre como funciona a homeopatia e como ela está muito atrelada ao efeito placebo.
Em conclusão, o placebo causa um efeito fisiológico real em resultado a um tratamento sem fármacos. Mesmo que não seja possível explicar exatamente como ele funciona, podemos dizer que nosso cérebro é altamente poderoso. Continue seus estudos de biologia e entenda mais sobre o sistema nervoso humano.
Referências
ELKIS, Helio; GATTAZ, Wagner F. Algumas recomendações para estudos com placebo. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 22, n. 4, p. 153-154, 2000.

Por Naomi Tanaka
Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.
Tanaka, Naomi. Placebo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/placebo. Acesso em: 28 de April de 2025.
1.
Qual alternativa abaixo corresponde a definição de placebo?
a) nome designado à remédios falsos de eficácia comprovada.
b) tratamento sem a utilização de fármacos, mas que podem melhorar sintomas das doenças.
c) medicamento muito utilizado no tratamento de transtornos psicológicos.
A alternativa correta é b) tratamento sem a utilização de fármacos, mas que podem melhorar sintomas das doenças.
2.
Análise as afirmativas abaixo:
I – O efeito placebo não está relacionado a cura de doenças, mas pode apresentar melhora nos sintomas.
II – O placebo é uma alternativa muito utilizada para estudar a eficácia de novos medicamentos.
III – Muitos pacientes oncológicos que utilizam o efeito placebos são curados mais rápido.
Podemos concluir que:
a) As afirmativas I e III estão corretas
b) Apenas a afirmativa I está correta
c) A afirmativa III está incorreta
d) Todas as afirmativas estão corretas
A alternativa correta é c) A afirmativa III está incorreta.
Pois a utilização de placebo por pacientes oncológicos causam melhoras nos sintomas e não no tumor.