Bases nitrogenadas

As bases nitrogenadas carregam as informações genéticas do DNA e RNA. Neste texto, entenda a composição e os tipos de base nitrogenadas.

As bases nitrogenadas são compostos encontrados nas moléculas de DNA e RNA. Elas são responsáveis por conter as informações genéticas de cada esqueleto de açúcar fosfato. Neste texto, vamos aprender a importância desses compostos e suas principais características.

Publicidade

O que são bases nitrogenadas

As bases nitrogenadas são compostos que apresentam nitrogênio em sua composição. Sua função varia de acordo com o seu tipo. Entretanto, de maneira geral, elas são responsáveis por levar as informações genéticas. Além disso, as diferentes combinações desses compostos químicos determinam as características dos seres vivos (código genético).

Relacionadas

Embriologia
Embriologia abrange o estudo das ciências biológicas acerca do desenvolvimento embrionário dos organismos vivos
Doenças degenerativas
A degradação progressiva e irreversível de células resultam em alterações no organismo. Conhecidas como doenças degenerativas, ainda são um mistério pra ciência. Entenda o porquê neste texto.
Introdução à Genética
A Introdução à genética é estudar os conceitos básicos desta especialidade que pesquisa, sobretudo, a hereditariedade.

Tipos de bases nitrogenadas

As bases nitrogenadas podem ser classificadas em dois tipos: purinas e pirimidinas. Então, vamos ver abaixo as diferenças de cada um.

Todo Estudo

Purinas

As purinas – ou bases púricas – são representadas pela adenina (A) e guanina (G). Elas possuem 2 anéis aromáticos de carbono e nitrogênio e derivam da purina.

Pirimidinas

As pirimidinas – ou bases pirimídicas – são representadas pela citosina (C), timina (T) e uracila (U). Diferentemente das purinas, as pirimidinas apresentam apenas um anel aromático e derivam da pirimidina.

Nos processos genéticos que envolvem o pareamento de DNA ou RNA, cada base vai parear com outra do tipo oposto. Ou seja, sempre haverá um pareamento entre uma purina com uma pirimidina. Por exemplo, guanina com citosina, adenina com timina ou no caso do RNA, adenina com uracila. Dessa forma, são chamadas de bases complementares.

Publicidade

Bases nitrogenadas do DNA

Todo Estudo

O DNA é representado por dois filamentos de açúcar fosfato que são unidos pelas bases nitrogenadas e ligações de hidrogênio. As bases que compõem o DNA são: adenina, guanina, citosina e timina. Esse conceito, proposto por Watson e Crick, é chamado de dupla hélice, pois as fitas estariam girando em espiral e se combinariam entre si. Como as bases são complementares, não é necessário codificar os 2 filamentos.

Bases nitrogenadas do RNA

Todo Estudo

O RNA é muito semelhante ao DNA na composição. Porém, apresenta a uracila no lugar da timina. Além disso, é composto por apenas um filamento de açúcar fosfato.

Saiba mais sobre bases nitrogenadas

Confira abaixo alguns vídeos sobre o assunto para revisar o conteúdo.

Publicidade

Revisão sobre as bases nitrogenadas

Neste vídeo, há uma rápida revisão sobre o conteúdo.

Aula completa sobre bases nitrogenadas

Aqui temos uma aula mais completa. Vale a pena conferir para que não fique nenhuma dúvida sobre o conteúdo.

As bases nitrogenadas são compostos químicos que participam da composição do DNA e RNA. Continue seus estudos sobre biologia e aprenda mais sobre o DNA, material genético contido no organismo de todos os seres vivos.

Referências

GRIFFITHS, Anthony J. F. et al. Introdução à genética. In: Introdução à genética. 2006. p. 743-743.

Naomi Tanaka
Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Bases nitrogenadas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/bases-nitrogenadas. Acesso em: 24 de November de 2024.

Exercícios resolvidos

1.

Observe a frase abaixo:

Existem cinco tipos principais de bases nitrogenadas: _________, guanina, citosina, timina e ________. As duas primeiras possuem um duplo anel de átomos de carbono e derivam de uma substância chamada ______, sendo, por isso, denominadas bases púricas. As restantes derivam da _________ e contém apenas um anel aromático. Assim são chamadas de bases pirimídicas.

Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a frase a cima:

a) Guanina, carbono, purina, púricas.
b) Adenina, guanina, pirimidina, púricas.
c) Adenina, uracila, purina e pirimidina.
d) Adenina, uracila, pirimidina, púricas do tipo 2.

A alternativa correta é c) Adenina, uracila, purina e pirimidina.

2.

As bases nitrogenadas podem ser divididas em bases púricas e pirimídicas. Assinale a alternativa que contém os nomes das bases pirimídicas.

a) Adenina, citosina e timina.
b) Citosina, timina e uracila.
c) Guanina, timina e uracila.
d) Adenina, timina e uracila.

A alternativa correta é b) Citosina, timina e uracila.

Compartilhe

TOPO