A faringe (garganta) é um órgão tubular que conecta o nariz e a boca à laringe e ao esôfago. Composta de músculo esquelético e revista com túnica mucosa, a faringe está localizada logo atrás das cavidades nasal e oral e imediatamente em frente às vértebras cervicais.
Publicidade
De modo geral, entre os mamíferos a faringe é um canal de encontro do aparelho respiratório com o aparelho digestivo, funcionando como uma passagem para o ar e os alimentos, além de fornecer uma câmara de ressonância para os sons da fala.
As regiões anatômicas da faringe
Órgão tubular com a forma de um funil, a faringe apresenta cerca de 12 a 14 cm de comprimento e uma amplitude de aproximadamente 35 mm no seu segmento superior, e cerca de 15 mm no inferior.
A faringe mantém estreitas ligações com as fossas nasais, a cavidade bucal, a laringe e o esôfago, sendo dividida em três regiões anatômicas, a saber: nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
Nasofaringe
A nasofaringe (parte nasal da faringe), ou rinofaringe, é a porção superior deste órgão tubular. É a parte mais larga da faringe, estendendo-se desde a base do crânio até a parte posterior do palato mole, cumprindo função exclusivamente respiratória.
Possui as seguintes comunicações: dois cóanos (com a cavidade nasal), dois óstios faríngeos das tubas auditivas (com as tubas auditivas) e o istmo faríngeo (com a parte oral da faringe).
Através dos cóanos, torna-se possível a troca de ar da parte nasal da faringe com a cavidade nasal. A parte nasal de órgão também troca pequenas quantidades de ar com as tubas auditivas (de Eustáquio), igualando a pressão do ar entre a faringe e a orelha média.
Publicidade
É nesta parte que se localizam as amígdalas, órgãos responsáveis pela captação, filtração e destruição de corpos estranhos ao organismo.
Orofaringe
A orofaringe, ou faringe média, é a parte oral do órgão. Comunica-se com a boca e serve como uma passagem comum para o ar e o alimento, situando-se atrás da cavidade oral que se estende do palato mole até o nível do hioide.
Laringofaringe
A laringofaringe, ou faringe inferior, é a continuação da faringe média, tendo ligação pela frente com a laringe, e por baixo com o esôfago.
Publicidade
Devido às suas ligações, esta é uma via tanto digestória quanto respiratória, assim como a orofaringe.
Funções da faringe
Essencialmente, a faringe possui duas principais funções: a respiratória e a digestiva.
A função respiratória da faringe
Ao entrar pelos orifícios do nariz ou pela boca, o ar necessariamente tem que passar pela faringe.
Quando entra pelas fossas nasais, o ar passa na faringe superior, em seguida pela faringe média e, por fim, pela faringe inferior até a alcançar a laringe.
No caso da inspiração pela boca, o ar entra imediatamente na faringe média e, só depois, passa para a inferior e, posteriormente, para a laringe.
Em ambos os casos, o ar segue o caminho até a traqueia e pulmões.
A função digestiva da faringe
Os alimentos entram pela boca, seguem até a faringe média, esôfago e estômago.
As duas funções da faringe são possíveis graças ao papel desempenhado pela epiglote, uma estrutura cartilaginosa encontrada na laringe.
Durante a deglutição, a epiglote abaixa-se como uma tampa, evitando que o alimento penetre na laringe; e abre-se quando o ar passa em direção aos pulmões.
Referências
TORTORA, G. J. Corpo Humano – Fundamentos de Anatomia e Fisiologia. 4ª Edição. Editora: Artmed. 2000.
Por Débora Silva
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.
Silva, Débora. Faringe. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/faringe. Acesso em: 03 de February de 2025.
1. [UnB-DF] Assinale a alternativa que apresenta uma estrutura comum ao sistema respiratório e digestivo.
a) Brônquios
b) Faringe
c) Pulmão
d) Esôfago
e) Laringe
2. [PUC-RIO] “Quando os alimentos passam para o esôfago, uma espécie de tampa de cartilagem fecha a traquéia. Com a idade, a perda progressiva do tônus muscular leva a um fechamento menos perfeito, aumentando o risco da entrada de alimentos líquidos ou sólidos na traquéia”.
Adaptado de Scientif American – Brasil, nr 4, setembro de 2002.
Em relação ao texto acima, assinale a opção que apresenta o nome correto dessa tampa protetora do tubo respiratório, e a condição que justifica sua existência.
(a) Glote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(b) Proglote, em função de o esôfago ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(c) Epiglote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(d) Glote, em função de a faringe ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
(e) Epiglote, em função de a boca ser um órgão comum de passagem tanto do aparelho digestório como do respiratório.
1. [B]
2. [C]