Doenças degenerativas são aquelas capazes de alterar o funcionamento normal do organismo de modo irreversível e crescente, degradando células ou tecidos. Estas doenças são do tipo crônicas, não transmissíveis e tem como característica a limitação de funções básicas do corpo, por exemplo, o movimento. Neste texto, vamos conhecer mais sobre as doenças degenerativas e suas características.
Publicidade
Quais os sintomas de uma doença degenerativa?
Os sintomas das doenças degenerativas, no geral, ocorrem de forma progressiva que afetam a normalidade de funcionamento do organismo. Esses sintomas variam de acordo com o tecido ou órgão acometido e provocam a degradação do mesmo. Assim, resulta em limitações na capacidade de raciocínio, respiração, movimentação do corpo, entre outros.
Relacionadas
Principais causas das doenças degenerativas
As doenças degenerativas podem ser adquiridas por diversas causas. Dessa maneira, podemos classificar as doenças degenerativas como multifatoriais, ou seja, é resultante de um conjunto de fatores. Alguns fatores que podem causar esse tipo de doença:
- Má alimentação;
- Fatores ambientais;
- Sedentarismo;
- Origem genética;
Então, as doenças degenerativas podem ser causadas por diferentes fatores e isso é específico para cada caso e paciente. Ainda o número de pessoas com algum tipo doença degenerativa vem aumentando ao longo do tempo. Isso pode ser um reflexo dos hábitos comportamentais decorrentes da vida moderna.
Tratamento e cura
O tratamento das doenças degenerativas consistem em melhorar a condição de vida do paciente. Isso pode ser realizado com o uso de remédios ou mudanças no estilo de vida, por exemplo, melhorar a alimentação e praticar atividades físicas.
A ciência segue pesquisando mais sobre essas doenças para entender melhor as causas e um tratamento adequado. Porém, atualmente, não há cura para as doenças degenerativas. Entretanto, existem muitos estudos com resultados positivos que ainda estão em fase de teste.
Publicidade
Prevenção
Para diminuir os ricos de desenvolver algum tipo de doença degenerativa, é fundamental manter hábitos de vida saudáveis. Então, praticar atividades físicas regularmente, ter uma dieta saudável, praticar o raciocínio por meio de atividades mentais, entre outros, podem funcionar como prevenção para este tipo de doença.
Exemplos de doenças degenerativas
As doenças degenerativas podem afetar diferentes sistemas do corpo humano. Vamos conhecer algumas dessas doenças.
Doenças degenerativas do sistema nervoso
Também chamadas de neurodegenerativas, são as mais conhecidas popularmente.
Publicidade
- Doença de Alzheimer: causa a morte de neurônios comprometendo a memória, a linguagem e comportamento.
- Doença de Parkinson: também causada pela destruição dos neurônios, mais especificamente na área chamada de substância negra onde se encontra o neurotransmissor de dopamina. Como consequência, há a perda de controle dos movimentos corporais.
Doenças degenerativas dos músculos
As doenças degenerativas musculares podem ser chamadas de distrofia muscular e são classificadas em mais de 30 dias diferentes. De maneira geral, causam a degeneração progressiva dos músculos.
- Distrofia muscular de Duchenne: é forma de distrofia mais comum. É hereditário e está ligada ao cromossomo X ou mutações. Acomete a musculatura esquelética e é caracterizada pela ausência de uma proteína.
- Distrofia muscular de Becker: apresentam sintomas parecidos com a de Duchenne, mas é caracterizada pela perda da massa muscular e fraqueza.
Outras doenças degenerativas
- Osteoporose: caracterizada pela fragilidade e menor espessura óssea por conta da falha na renovação celular. Acomete principalmente as mulheres, porque possuem ossos naturalmente mais finos.
- Diabetes: doença causada pelo aumento de glicose no sangue, resultando em um distúrbio na produção e absorção de insulina. É uma doença que possui tratamento que garante uma boa qualidade de vida ao paciente.
- Hipertensão: popularmente chamada de pressão alta, está ligada à pressão arterial e a dificuldade do sangue percorrer os vasos sanguíneos. Está relacionada com a má alimentação e estresse.
As doenças degenerativas afetam diferentes sistemas do corpo humano. Mesmo sem uma cura para essas doenças, atualmente há diversos tratamentos que garantem a qualidade de vida. Ainda assim essas pessoas estão pré-dispostas a desenvolver outras doenças e ter complicações médicas. Continue estudando biologia e aprenda mais sobre a fisiologia humana.
Referências
GUYTON, A. C. Tratado de Fisiologia Médica. Elsevier, 12ed.
Por Naomi Tanaka
Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.
Tanaka, Naomi. Doenças degenerativas. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/doencas-degenerativas. Acesso em: 24 de November de 2024.
1.
A ________________ é um exemplo de doença degenerativa. É caracterizada principalmente pela perda de massa muscular e fraqueza.
A alternativa que completa corretamente o espaço em branco é:
a) Alzheimer e diabetes
b) Distrofia muscular
c) Distrofia muscular de Becker
d) Diabetes
A alternativa correta é c) Distrofia muscular de Becker.
2.
As doenças degenerativas são multifatoriais, ou seja, é resultante de um conjunto de fatores. Analise as afirmativas que listam alguns fatores que podem causar esse tipo de doença.
I) Má alimentação e sedentarismo
II) Falta de vitamina C e fatores ambientais
III) Origem genética e fatores ambientais
IV) Sedentarismo e falta da vitamina B12
a) I, II e IV estão corretas.
b) II, III e IV estão corretas.
c) apenas a I está correta.
d) I e III estão corretas.
A alternativa correta é d) I e III estão corretas. Má alimentação, sedentarismo, origem genética e fatores ambientais são fatores que podem causar as doenças degenerativas.
3.