Já trombou com uma parede? Doeu? A “culpada” disso é a força normal. A força normal está sempre direcionada perpendicularmente à superfície de contato de modo que dois objetos sólidos não se atravessem.
Publicidade
O que é a força normal
De maneira simplificada, força normal é uma componente de uma força de contato. Esta componente é sempre perpendicular à superfície na qual o objeto se encontra. Por exemplo, em uma superfície plana, como o chão. Em outras palavras, a força normal é responsável para que objetos sólidos não se atravessem.
Relacionadas
É necessário lembrar que a força normal é uma força de contato. Dessa forma, caso não haja contato entre as superfícies, não há força normal entre elas.
A nomenclatura “Normal” não é no sentido comum da palavra. Este termo é usado no sentido geométrico a significar perpendicular, isto é, a 90° da superfície.
A força normal serve para que os objetos não atravessem uns aos outros. Ou seja, quando colocamos algum corpo sobre uma superfície plana, a força normal surge como uma maneira de evitar que o peso de um corpo atravesse a de outro. A intensidade da força normal é numericamente igual ao componente vertical do peso do objeto colocado sobre a superfície.
Como se calcula
Na verdade, não há uma fórmula específica para o cálculo da força normal. Para realizar este cálculo, é comum usar o fato da aceleração perpendicular às superfícies. Dessa forma, usamos sempre a segunda lei pertinente às leis de Newton para calcular a força normal.
Publicidade
Para isso, seguimos a estratégia abaixo:
- Desenhar um diagrama de forças contendo todas as forças que atuam no objeto estudado;
- Escolher a direção da lei de Newton igual à direção da força normal;
- Inserir todos os outros dados fornecidos pelo exercício (aceleração, massa e forças);
- Calcular a força normal.
Força normal X força peso X força de tração
Apesar das três forças aparecerem nos mesmos casos, conceitualmente, elas são diferentes. As principais diferenças são:
A força peso é uma força que atua a distância. A força normal atua por contato. Por último, a força de tração, que também é chamada de tensão, está direcionada sempre ao longo de um fio.
Publicidade
Trabalho da força normal
A força normal sempre é direcionada sempre na direção perpendicular à superfície de contato. Desta forma, o trabalho da força normal também estará nessa direção.
O trabalho de uma força depende do deslocamento e do cosseno do ângulo entre a força e a direção do deslocamento. Sendo a força normal perpendicular à superfície, o cosseno desta força será é nulo. Consequentemente, em todas as situações, o trabalho realizado pela força normal será nulo.
Exemplos
Apesar de não haver nenhuma fórmula específica para o cálculo da força normal, podemos encontrar a intensidade desa força em certos casos. Por exemplo: a força normal no plano horizontal, força normal no plano inclinado e força normal na parede (ou plano vertical). Veja abaixo como calcular cada um deles.
Força normal no plano horizontal
Caso o corpo esteja em contato com uma superfície horizontal e esteja em repouso, a força normal será numericamente igual ao peso. Conforme a figura acima. Desta forma, pode-se calcular a força normal da mesma forma que calculamos o peso do corpo.
Este resultado é devido ao somatório das forças no corpo. Como ele está em repouso, a resultante será nula.
Onde:
- N: Força normal (N)
- P: Força peso (N)
- m: massa (kg)
- g: aceleração da gravidade (m/s²)
Força normal no plano inclinado
A força normal no plano inclinado será numericamente igual à componente vertical da força peso. Para realizar o cálculo, devemos decompor a força peso e, então, encontramos a força resultante em cada uma das componentes. Assumindo que o bloco se move apenas ao longo da superfície do plano, a força resultante perpendicular ao plano inclinado é nula. Então:
Onde:
- N: Força normal (N)
- Py: Componente vertical da força peso (N)
- m: massa (kg)
- g: aceleração da gravidade (m/s²)
- cos(𝛼): Cosseno do ângulo de inclinação do plano
Força normal no plano vertical
Caso o corpo esteja em contato com uma superfície vertical, como uma parede e esteja em repouso, a força normal será numericamente igual à força aplicada sobre o corpo. Conforme a figura acima. Dessa forma, pode-se calcular a força normal da mesma forma que calculamos a força resultante sobre o corpo.
Esse resultado se deve ao somatório das forças no corpo. Como ele está em repouso, a resultante será nula.
Onde:
- N: Força normal (N)
- F: Força aplicada (N)
- m: massa (kg)
- a: aceleração (m/s²)
Lembre-se de não confundir a força normal como a reação da superfície. Além disso, apesar de a força normal não ter uma fórmula específica, podemos calculá-la para todos os casos ao compreender a força resultante específica.
Vídeos sobre força normal
Agora é hora de aprofundar nossos conceitos de força normal! Veja os vídeos selecionados abaixo.
Força peso e força normal
Entenda as relações entre a força peso e a força normal
Aprofundamento: força normal
Aprofunde seus conhecimentos sobre a força normal
Agora para melhorar seus conhecimentos sobre a dinâmica newtoniana, estude um pouco mais sobre o plano inclinado.
Referências
YOUNG, Hugh D. et al. Física I: Mecânica. São Paulo: Addison Wesley. 2016
Por Hugo Shigueo Tanaka
Divulgador Científico e co-fundador do canal do YouTube Ciência em Si. Historiador da Ciência. Professor de Física e Matemática. Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PCM-UEM).
Tanaka, Hugo Shigueo. Força normal. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/fisica/forca-normal. Acesso em: 23 de November de 2024.
1. [Uece]
Um livro de 500g é posto para deslizar sobre uma mesa horizontal com atrito constante (coeficiente de atrito = 0,1). O trabalho realizado sobre o livro pela força normal à mesa é, em J:
a) 50.
b) 0.
c) 500.
d) 0,5.
Como a força normal sempre é perpendicular ao movimento, seu trabalho é nulo.
Alternativa correta: B
2.
Calcule a força normal sobre um objeto de massa 500g que repousa sobre um plano horizontal. Assuma que a aceleração gravitacional é 10 m/s².
A partir dos dados do exercício:
m = 0,5 kg
g = 10 m/s²
Como o objeto está sobre um plano horizontal. A força normal será numericamente igual à força peso. Assim:
N = P
N = mg
N = 0,5×10
N