Apesar do nome, o Mar Morto não é um mar, mas sim um lago histórico de água salgada do Oriente Médio, represado entre as colinas da parte mais baixa do vale do Rio Jordão, na fronteira entre Israel e a Jordânia.
Publicidade
Possui cerca de 80 quilômetros de extensão por 18 de largura e é ponto mais baixo da superfície terrestre, a 423 metros abaixo do nível do mar.
Por que o nome “Mar Morto”?
Do ponto de vista biológico, as águas do Mar Morto são estéreis, nada ali cresce nem sobrevive. A sua denominação deve-se ao fato de que não existe vida nas águas, que possui dez vezes mais sal que os oceanos.
Do lago histórico exala um cheiro característico, resultado da elevadíssima concentração de enxofre, potássio, bromo, fosfato, magnésio, sódio e outros minerais.
O Mar Morto possui águas quentes e grossas, a imensa quantidade de sal não se dissolve na água e o seu ar é seco e pesado. Os ventos são bastante raros na região, uma vez que o grande lago se encontra entre montanhas e a mais de 400 metros abaixo do nível do mar.
Devido ao elevado índice de cloreto de magnésio, cloreto de sódio e cloreto de cálcio, os nossos corpos não são capazes de afundar no Mar Morto. No entanto, a brincadeira de flutuar no lago salgado não pode durar mais de 15 minutos, pois se corre o risco de desidratação. Após o rápido mergulho, os banhistas devem tirar todo o sal nos chuveiros de água doce que estão espalhados pela orla.
A evaporação do Mar Morto é constante e este fato o deixa ainda mais seco e mais salgado, já que só há a redução de água e não a de sais minerais.
Publicidade
A lama espessa, escura e pegajosa do fundo do Mar Morto é a mesma que foi utilizada pelos egípcios para embalsamar os mortos e que é usada pelas indústrias de cosméticos.
As referências religiosas
O Mar Morto é uma região que possui algumas histórias bíblicas bastante significantes. No lado leste das águas salgadas, localiza-se o monte Nebo, montanha de onde Moisés viu a terra de Israel pela primeira vez.
Ao sul, está localizada a fortaleza herodiana de Maqueronte, local onde João Batista foi executado.
Publicidade
Os Manuscritos do Mar Morto, também denominados Manuscritos das Cavernas de Qumran, foram descobertos entre os anos de 1946 e 1956.
Curiosidades
- O Mar Morto é uma região que atrai centenas de milhares de turistas todos os anos, devido a sua história antiga, as paisagens deslumbrantes e os spas nas imediações. Os turistas aproveitam para flutuar sobre as águas, mergulhar nas piscinas sulfurosas, visitar os oásis, esfregar as lamas negras naturais no corpo, visitar os locais históricos da região e outras atividades interessantes.
- Além de ser um ponto turístico, a região também é polo agrícola. Existem 250 hectares de tamareiras, uma das mais antigas culturas da região.
- O Mar Morto vem diminuindo de tamanho. O nível de sua superfície cai cerca de um metro por ano, fazendo surgir crateras com a capacidade de fazer ruir construções inteiras. O ritmo da redução é alarmante, pois já houve a divisão da parte norte da parte sul, formando um estreito canal entre as duas partes.
Referências
Mar Morto. http://embassies.gov.il/sao-paulo/Turismo/
Mar Morto. http://www.goisrael.com.br/
O Mar Morto. http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_salgada/o_mar_morto.html
Dead Sea – Wonder of nature. https://dead-sea-wonder-of-nature.com/pt-br/
Por Débora Silva
Formada em Letras (Licenciatura em Língua Portuguesa e suas Literaturas) pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com certificado DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera. Produz conteúdo web, abrangendo diversos temas, e realiza trabalhos de tradução e versão em Português-Espanhol.
Silva, Débora. Mar Morto. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/mar-morto. Acesso em: 25 de November de 2024.