As cores complementares representam uma das classificações de cores do círculo cromático, e se refere a duas cores que se complementam visualmente quando juntas. Se combinadas, podem atingir diversas tonalidades de cinza. O uso de cores complementares cria a sensação de destaque em uma composição visual.
Publicidade
Cores complementares no círculo cromático
Cores complementares são aquelas que se opõem no círculo cromático e, para a física, essas cores são as responsáveis por formar o branco quando unidas. O círculo é formado pela combinação das cores primárias (vermelho, amarelo e azul), que resultam nas cores secundárias (laranja, verde e roxo) e nas cores terciárias (variações de tonalidades criadas com as cores primárias e secundárias). Veja quais são as cores complementares:
Relacionadas
- Amarelo – Roxo
- Vermelho – Verde
- Azul – Laranja
Vale lembrar que todas as outras tonalidades possíveis no círculo cromático também possuem suas cores complementares. Para identificá-las, basta procurar a cor oposta no círculo cromático.
Que efeitos esse tipo de combinação cria?
As cores complementares são usadas em diferentes composições visuais, pois a combinação dessas cores possibilita um grande destaque ao material produzido, trabalhando com o contraste de forma harmônica. Elas trazem força para a imagem que está sendo vista, e são usadas para dar destaque a outras cores.
O amarelo, por exemplo, ganha destaque quando é utilizado com o roxo. A sensação visual é de destaque e aumento de contraste. Essas cores, quando combinadas, também possibilitam atingir diferentes tonalidades de cinza.
Cores complementares e análogas
As cores complementares são identificadas no círculo cromático pela oposição direta de uma cor com a outra. Sua principal função na arte é permitir a sensação de contrastes entre as cores.
Publicidade
Já as cores análogas, uma outra classificação das cores, são aquelas que se encontram lado a lado no círculo e não apresentam tanto contraste entre si. Essas classificações permitem realizar uma combinação de cores mais harmônica e que melhor dialoga com o efeito visual desejado.
As cores complementares são ferramentas de composição visual muito utilizadas em obras de artistas, como os fauvistas. Para entender mais sobre a classificação das cores, leia também sobre as cores primárias.
Publicidade
Referências
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente. 8 ed. Rio de Janeiro: Léo Christiano, 2002.
Por Vanderlei Bachega Junior
Professor de Arte e Teatro. Graduado em Artes Cenicas pela Universidade Estadual de Maringá, habilitação em licenciatura. Mestre e doutorando em Teatro pelo PPG em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina. Possui especialização em Voz Profissional pela Unyleya. Artista e produtor cultural em Maringá. Dedicado ao ensino fundamental e médio e ao ensino superior.
Bachega Junior, Vanderlei. Cores complementares. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/cores-complementares. Acesso em: 04 de December de 2024.
1. [FUNCAB]
O azul é a cor primária ausente na composição do laranja, portanto, o azul e o laranja são cores:
A) secundárias
B) análogas
C) suplementares
D) complementares
E) terciárias
D) complementares
2. [UNESP]
As cores, presentes em todas as coisas, são classificadas em primárias, secundárias e terciárias. As secundárias são representadas pelas cores
A) verde, amarelo e azul
B) amarelo, vermelho e azul
C) verde, roxo e laranja
D) laranja, azul e verde
E) verde, roxo e amarelo
C) verde, roxo e laranja