Cores primárias são as chamadas, antigamente, de cores puras (azul, amarelo e vermelho). Ou seja, puras no sentido de existirem sem a necessidade de mistura de outras cores, não se decompondo em outras.
Publicidade
A partir das cores primárias ou puras, outras colorações se formariam (cores secundárias). Entretanto, com o avançar dos estudos, nota-se que o trio “azul, amarelo e vermelho” não é a melhor para reproduzir o esquema de cores.
Já que as cores existem apenas em função da incidência de luz, surge o esquema cores-luz, abrangendo as sínteses aditiva e subtrativa.
Classificação das cores
As cores são divididas tradicionalmente em primárias, secundárias e terciárias. Essa tradicional classificação se organiza em:
- Cores primárias: tidas como cores puras. Ex: azul, o amarelo e o vermelho;
- Cores secundárias: a mistura de duas cores primárias. Ex: laranja (amarelo + vermelho), roxo (vermelho + azul);
- Cores terciárias: mistura de uma cor primária com uma cor secundária. Ex: vermelho-alaranjado (vermelho + laranja), azul-esverdeado (azul + verde);
Entretanto, essa classificação, atualmente, já não é a mais indicada. A tríade aditiva e a tríade subtrativa acabaram tomando o lugar da classificação tradicional.
Tríade aditiva e subtrativa
Cores só existem em virtude da luz. Pensando nisso, foi pensado um novo conceito de classificação das cores, seguindo a noção de cores-luz. Este conceito abrange as tríades aditiva e subtrativa.
Tríade Aditiva
São as cores primárias de luz, denominadas como aditivas por serem a soma de três cores que resultam na luz de cor branca. A tríade aditiva também é denominada como sistema RGB, oriunda do inglês para red, green, blue.
Publicidade
Tríade Subtrativa
A tríade subtrativa são as cores secundárias da luz. Estas serão obtidas a partir da mistura de cores da tríade aditiva.
- Magenta (Vermelho + Azul);
- Amarelo (Vermelho + Verde);
- Ciano (Verde + Azul).
A tríade subtrativa recebe esse nome em virtude de combinação das cores primárias resultar na cor preta (ausência de luz). A tríade subtrativa ainda pode ser representada pelo sistema CMYK, oriunda do inglês para cyan, magenta, yellow e “k” para representar o preto.
Círculo Cromático
O círculo cromático funciona como uma combinação adequada de cores, sobretudo para a criação de uma peça com coloração harmônica. Dessa maneira, o círculo cromático evidencia-se em combinações e esquemas que proporcionam o arranjo perfeito entre as cores.
Publicidade
Em forma de esquemas, o círculo cromático funciona da seguinte maneira sob combinações:
- Complementares: tons de contraste ou suplementares que estão em lados opostos um ao outro do círculo;
- Tríades: é uma combinação tripla, formada por três diferentes tons igualmente equidistantes dentro do círculo cromático;
- Análogas: através do círculo cromático, seleciona-se de 2 a 5 cores laterais.
- Fendas: é selecionada na fenda uma cor primária e duas complementares, a partir de tons que se encontram diametralmente opostos a cor primária selecionada;
- Quatro cores: seleciona-se uma cor primária, duas complementares, além de uma cor adicional, capaz de destacar as demais.
Estas são cinco formas de utilizar o círculo cromático, a fim de criar harmonia na combinação de cores. A tonalidade das cores e suas combinações para a criação de uma arte, por exemplo, dependerão diretamente do arranjo entre as cores selecionadas no círculo.
Referências
PETER, Cris. O Uso das Cores, 1ª ed. Marsupial, 2014. 160 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Cores Primárias. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/cores-primarias. Acesso em: 22 de November de 2024.
1. [PUC]
Um pedaço de tecido vermelho, quando observado numa sala iluminada com luz azul, parece:
a) preto
b) branco
c) vermelho
d) azul
e) amarelo
Resposta: A
Quando a cor vermelha é incendida pela cor azul, o resultado será a observação da cor preta.
2. [UFES]
Um objeto amarelo, quando observado em uma sala iluminada com luz monocromática azul, será visto
a) amarelo.
b) azul.
c) preto.
d) violeta.
e) vermelho.
Resposta: C
O objeto amarelo visto em uma sala de cor azul terá como efeito a cor preta.