A Lei da Oferta e Procura pode ser explicada a partir de uma análise de mercado. Em economia, a também denominada como demanda, busca a estabilização da precificação a partir da análise da procura e da oferta.
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O termo oferta faz referência a quantidade (em número real) que este número está disponível no mercado. Já a procura, por outro lado, significa o interesse que há do público em adquirir aquele produto.
A relação entre preço e oferta estará atrelada diretamente. Além do preço, a oferta ainda dependerá da tecnologia utilizada para fabricar aquele determinado produto, e, claro da quantidade disponível.
Outros elementos indiretos ainda estão relacionados à oferta (nicho de mercado, propaganda e etc). A procura, no entanto, é que fará referência a real busca ou não do consumidor por aquele determinado produto.
Influenciada diretamente pelo interesse final do consumidor, ela será a aliança entre preço, qualidade e facilidade em adquirir o produto. Sendo, desta maneira, o ponto crucial que vai além de influências externas, nicho, preço e tudo mais.
Será o interesse do consumidor que coordenará a procura de um dado produto. A demanda é criada pelo consumidor.
![lei da oferta e procura](https://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2018/10/lei-da-oferta-e-procura-300x201.jpg)
Fatores determinantes para a Lei da Oferta e Procura
Para citar o fator determinante principal da procura de um bem ou um serviço pelo público, basta verificar o interesse do público. Atualmente, o preço deixou de ser o ponto determinante para a compra/contratação de algo.
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Isso porque o valor monetário é variável, uma vez que haja desequilíbrios observados dentro da lei da oferta e procura. Assim, é possível inferir que o preço é uma determinação do consumidor, e não mais do mercado para atrair.
É um raciocínio muito prático. O consumidor aumentará o seu preço de acordo com uma alta demanda, forçando o consumidor a pagar mais pelo produto.
No entanto, a partir do momento em que esse produto altamente precificado (e procurado) gerar desinteresse, o produtor deverá deixar de produzi-lo, uma vez que o preço para criar não supri uma dada demanda em baixa.
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Assim, uma oferta sem demanda é um serviço ou um bem destinado à falência, caso o preço seja aumentado desenfreadamente. A Lei da Oferta e da Procura coordena, a fim de manter o preço adequado e alinhado com os interesses populares.
Conclusão
Por meio disso, o preço de um produto será fixado, levando-se em conta toda a relação abrangendo:
- Procura;
- Necessidade do consumidor a ser sanada;
- Custos gerados para criação/fabricação/trabalho;
- Tempo gasto na execução/produção do bem ou serviço;
Segundo a Lei da Oferta e Procura, todos estes quatro fatores estarão atrelados entre si. Serão eles os responsáveis por atingir o consumidor final que estipulará o preço do produto a partir da demanda.
Referências
Baumol, William J. (2007). “Teoria Econômica” (Measurement and ordinal utility). The New Encyclopædia Britannica, v. 17, p. 719.
![Mateus Bunde](https://www.todoestudo.com.br/wp-content/uploads/2022/03/40620141_264304224412883_8888608361407640960_n-200x200.jpeg)
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Lei da Oferta e Procura. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/lei-da-oferta-e-procura. Acesso em: 09 de January de 2025.