Todas as células do corpo necessitam de nutrição que é fornecida pela digestão (aparelho digestivo), com auxílio do aparelho circulatório.
Publicidade
O aparelho digestivo abastece o corpo de água, eletrólitos e outros nutrientes provenientes dos alimentos.
Para o tanto, o aparelho digestivo é especializado em ingerir, mastigar, propulsionar e digerir alimentos, à medida que estes progridem através do tubo digestivo.
Ao longo do tubo digestivo vão sendo adicionadas as secreções que lubrificam, liquefazem e digerem os alimentos.

Desse modo, a água, os eletrólitos e os outros nutrientes, são absorvidos a partir dos alimentos digeridos através do do tubo gastrointestinal.
Uma vez absorvidas, estas substâncias são transportadas pelo aparelho circulatório até às células onde são utilizadas.
Já as substâncias não digeridas são conduzidas através do tubo digestivo e eliminadas através do ânus. Os processos de propulsão, secreção e de absorção são regulados por mecanismos nervosos e hormonais complexos.
Publicidade
Como ocorre a digestão
Ao ingerir um alimento, algumas substâncias são absorvidas diretamente enquanto outras devem ser digeridas para que possam ser absorvidas no intestino.
Os sais minerais e as vitaminas são absorvidos sem que seja necessários digeri-los. Já os carboidratos, lipídeos e proteínas, devem passar pelo processo de digestão para que sejam transformados em moléculas menores, chamadas unidades formadoras.
A digestão mecânica (física)
- É realizada pelos dentes, pela deglutição e pelos movimentos peristálticos, que empurram o alimento pelo tubo digestório.
- Dentro da boca, o alimento é partido em pedaços menores, para facilitar a ação das enzimas.
A digestão química
- A digestão química consiste na alteração do alimento realizada pelas enzimas, que aceleram a quebra dos alimentos para facilitar a absorção no intestino.
- Existem enzimas diferentes para a digestão de cada nutriente.
O caminho do alimento
O Sistema Digestório humano é formado pelos seguintes órgãos: boca; faringe; esôfago; estômago; intestino delgado; intestino grosso; reto e ânus.
Publicidade
Embora não façam parte do caminho percorrido pelo alimento, as glândulas salivares, o pâncreas, o fígado e a vesícula biliar atuam no processo digestivo, e são chamados de órgãos anexos.
Boca
É onde começa tanto a digestão.
Faringe
Pela faringe passam o ar e o alimento, por isso dizemos que é um órgão comum aos Sistemas respiratório e digestório.
Quando engolimos, a epiglote fecha a entrada que levo o ar para os pulmões para que o alimento deslize em direção ao esôfago. Se a comida entra no lugar errado, a pessoa engasga.
Esôfago
A faringe e o esôfago juntos medem 25 cm de comprimento. É por meio dele que o alimento
é empurrado para o estômago.
No final do esôfago existe uma válvula que previne o refluxo de comida e de suco gástrico.
Estômago
No estômago é liberado suco gástrico, que ajuda a quebrar em partes menores os alimentos que ainda permanecem grandes.
Além da digestão química, há também a digestão mecânica, que é feita pelos movimentos de contração da musculatura que mistura o alimento com o suco gástrico e empurra-o na direção do intestino delgado.
Intestino Delgado
O alimento já é transformado em um líquido pastoso chamado quimo.
O intestino têm aproximadamente 7 metros. É nesta fase que acontece uma etapa muito importante: a absorção dos nutrientes liberados pela digestão.
Intestino Grosso
No intestino grosso chegam os restos de alimentos que não puderam ser digeridos ou
que não foram absorvidos no intestino delgado.
Possui aproximadamente 1,5m de comprimento. Nesta passagem, o excesso de água é absorvido e volta à corrente sanguínea, formando um bolo fecal (fezes) mais consistente que será eliminado pelo ânus.
Órgãos anexos do Sistema Digestório
Apesar de não participarem “recebendo” diretamente o alimento, o pâncreas, a vesícula biliar e as glândulas salivares possuem um papel fundamental na digestão.
Glândulas salivares
Produzem saliva, que umedece o alimento facilitando sua digestão e seu deslocamento. Ela é liberada continuamente na boca.
Pâncreas
É uma glândula localizada perto do estômago. Ele produz insulina, glucagon e suco pancreático.
Fígado
É a maior glândula do corpo humano.Fica localizado no lado direito do corpo e possui diversas funções, dentre elas: Remoção de substâncias do sangue, como o álcool por exemplo; produção de componentes do sangue; produção de bile e; armazenamento de vitaminas e sais minerais.
Referências
Fisiologia da Digestão – Véronique Dupuis

Por Luana Bernardes
Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.
Bernardes, Luana. Digestão. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/digestao. Acesso em: 22 de April de 2025.
01. [FUVEST]: Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.
02. [UFU]: O processo de digestão nos humanos é composto por duas fases: uma mecânica, na qual a correta mastigação é essencial, e outra enzimática, controlada por hormônios da digestão. Sobre estes hormônios, analise as afirmações a seguir e marque a alternativa correta.
a) As gorduras parcialmente digeridas, presentes no quimo, estimulam as células do duodeno a liberarem o hormônio secretina, que provoca a eliminação da bile pela vesícula biliar.
b) A acidez do quimo, que chega ao duodeno, estimula certas células da parede intestinal a liberarem, especialmente, o hormônio colecistoquinina, que agirá no pâncreas, estimulando-o a liberar, principalmente, bicarbonato de sódio.
c) A secreção do suco gástrico é estimulada por impulsos nervosos e pelo hormônio gastrina, produzido no estômago.
d) A digestão de proteínas inicia-se no estômago e completa-se no duodeno por ação de três proteases secretadas pelo pâncreas: enteroquinase, pepsina e procarboxipeptidase.
01. [FUVEST]
Resposta: A
É no duodeno que ocorre grande parte da digestão do quimo, enquanto no intestino grosso ocorre a absorção de água e sais minerais. Sendo assim, a remoção do duodeno seria mais drástica.
02. [UFU]
Resposta: C
A secreção do suco gástrico é estimulada por impulsos nervosos e pelo hormônio gastrina, produzido no estômago.