Transporte Fluvial

Transporte fluvial é aquele que utiliza os rios como vias de navegação, as hidrovias, através do uso de embarcações.

O transporte fluvial é usado para transportar grandes cargas por longas distâncias e assim, podem ajudar no crescimento do comércio dos países.

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transporte fluvial
Imagem: Reprodução

Em comparação com tipos de transportes existentes, o transporte fluvial também pode ser o mais o mais barato podendo atender tanto a necessidade de transporte de cargas bem como de pessoas de forma integral.

Histórico do transporte fluvial

Desde o início da história, o homem utilizou pequenas embarcações marítimas ou fluviais para se deslocar de um lugar para o outro.

A primeira forma que o homem primitivo encontrou para se locomover dentro da água, a longas distâncias, foi usando troncos de madeira.

Logo, foi capaz de usá-los para construir jangadas e depois canoas e conforme seu conhecimento ia se aprimorando, ele utilizou outros materiais como bambu e junco, por exemplo.

Há vestígios da utilização de embarcações primitivas no período paleolítico (na idade da pedra lascada). No período neolítico (cerca de 7.000 a 2.000 a.C.) foram encontrados vestígios de um veleiro em um túmulo sumério, em 4.000 a.C.

Como também no Egito e na Mesopotâmia, há indícios de que em aproximadamente 3.000 a.C., haviam redes de canais vinculados a vias terrestres.

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Ainda, em hieróglifos e pinturas egípcias foram encontrados desenhos de navios e da arte de navegar.

Os Egípcios, Fenícios e Gregos foram os primeiros a trabalhar na construção de barcos, tanto para o comércio, quanto para as guerras.

Vantagens e desvantagens do transporte fluvial

Principais vantagens do transporte fluvial

  • A inexistência de custos na construção das vias, devido ao fato de estas constituírem, na maior parte das vezes, percursos naturais (rios);
  • Os reduzidos custos unitários de transporte, resultantes da grande capacidade de carga das embarcações.

De fato, a grande vantagem do transporte fluvial é o custo, que é cerca de oito vezes mais barato que um transporte terrestre e ainda é um transporte ecologicamente correto, porque polui bem menos que um transporte rodoviário.

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Os veículos utilizados para o transporte fluvial são: barcos, balsas, canoas, lanchas, gôndolas, etc.

Esse tipo de transporte também é muito usado para o turismo, um bom exemplo é a Hidrovia Paraná-Tietê que oferece 2.400 km de águas para navegação passando por mais de oitenta municípios.

Principais desvantagens do transporte fluvial

  • É num transporte lento;
  • A distribuição das vias fluviais e lacustres (lagos) é bastante irregular à superfície da terra;
  • Os caudais dos cursos de água não são sempre regulares, de forma a permitirem uma navegabilidade completamente segura;
  • O transporte fluvial está praticamente limitado às áreas de planície ou regiões de fracos declives;
  • As obras de engenharia, que facilitam o aproveitamento das vias fluviais, são muito caras.

O transporte fluvial no Brasil

No Brasil, o transporte fluvial pouco se desenvolveu ainda.

Dentre os fatores que dificultam que esse tipo de transporte se desenvolva no país, podemos citar o grande número de rios encachoeirados que dificultam a navegação, e por outro lado, os rios que podem ser navegados facilmente ficam muito longe dos grandes centros econômicos do país, como é o caso do Rio Amazonas e do Paraguai.

No entanto, várias obras têm sido realizadas para que os rios do país possam se tornar navegáveis.

Existe até um projeto de união entre a Bacia Amazônica e a Bacia do Paraná, é a Bacia do Contorno, que ligará o norte ao centro-oeste, sudeste e sul do país. Se consolidado, essa união irá garantir um transporte fluvial de baixo custo para a população.

Referências

Transporte hidroviário – Ministério do Meio Ambiente

Hidrovias no Brasil: Perspectiva histórica, custos e institucionalidade – IPEA

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Transporte Fluvial. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/transporte-fluvial. Acesso em: 23 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [ENEM]:

A soma do tempo gasto por todos os navios de carga na espera para atracar no porto de Santos é igual a 11 anos – isso, contando somente o intervalo de janeiro a outubro de 2011. O problema não foi registrado somente neste ano. Desde 2006 a perda de tempo supera uma década.

Folha de S. Paulo, 25 dez. 2011 (adaptado).

A situação descrita gera consequências em cadeia, tanto para a produção quanto para o transporte. No que se refere à territorialização da produção no Brasil contemporâneo, uma dessas consequências é a

a) realocação das exportações para o modal aéreo em função da rapidez.

b) dispersão dos serviços financeiros em função da busca de novos pontos de importação.

c) redução da exportação de gêneros agrícolas em função da dificuldade para o escoamento.

d) priorização do comércio com países vizinhos em função da existência de fronteiras terrestres.

e) estagnação da indústria de alta tecnologia em função da concentração de investimentos na infraestrutura de circulação.

 

02. [UNIMONTES]:

A Federação das Indústrias de São Paulo comparou indicadores de transporte do Brasil com equivalentes de países que são referência para o mundo todo. A conclusão do estudo é que, em dez anos, a eficiência de nossa infraestrutura não avançou. O Brasil é grande, mas parece maior ainda para quem leva peças de São Paulo a Manaus. “Demora de 15 a 20 dias. O caminhão sai daqui carregado, vai até Rio Branco, de Rio Branco é transportado para a balsa e vai via fluvial até Manaus”, conta o empresário José Kovacs.

Jornal Nacional – 6/5/2013.

Assinale a alternativa que NÃO indica um dos fatores que contribuem para o problema abordado no texto.

a) A reduzida exploração do potencial de navegação dos rios.

b) As condições precárias das rodovias que cortam o país.

c) A saturação da capacidade operacional de portos e aeroportos.

d) A prioridade dada ao modal ferroviário pela política de transporte nacional.

01. [ENEM]

Resposta: C

O problema nos portos brasileiros, relacionado com sua ineficiência estrutural, é um dos principais problemas que atingem as exportações brasileiras. Essa questão afeta principalmente os produtos agrícolas, que necessitam mais do transporte hidroviário para o escoamento de suas produções para o mercado estrangeiro.

 

02. [UNIMONTES]

Resposta: D

A crítica inserida na reportagem é a dificuldade de transportes no Brasil no sentido de interligar grandes distâncias. No caso, o modal rodoviário e suas limitações, além da baixa exploração de outros meios, como as hidrovias e ferrovias, estão como os principais problemas relacionados com essa questão.

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