Os membros do corpo humano são as percebidas regiões externas extensas ao organismo. No corpo do ser humano, existem três partes imprescindíveis: a cabeça, o tronco e os membros.
Publicidade
A cabeça tem a formação a partir do crânio e do rosto (também chamado de face). Em seguida, há o tronco. Este, formado por tórax e abdômen.
Por fim, existem os membros, divididos entre superiores (representados por mãos, antebraço, braço e ombro) e inferiores (quadril, pernas, coxas e pés).
Características dos membros do corpo humano
É possível notar o maior alongamento dos membros inferiores. Estes, notoriamente, serão mais fortes, resistentes e usuais. Isso se deve ao fato de eles estarem atuando constantemente.
Seja para a sustentação corporal, locomoção do corpo ou o próprio equilíbrio do indivíduo. A ação dos membros inferiores, assim, é imprescindível.
Outro ponto interessante sobre os membros inferiores diz respeito à sua formação. Cada um dos lados apresenta 30 ossos. Desses, 26 se encontram localizados num agrupamento mínimo, o pé.
Membros superiores
Entre os membros inferiores, é possível citar as mãos, o antebraço, o braço e os ombros. Todos estes irão compor os membros do corpo humanos superiores.
Publicidade
- Mãos: o corpo humano possui, em sua formação, a comum presença de duas mãos, com cinco dedos cada uma. Em cada mão, haverá um conjunto de ossos, sendo os ossos do carpo (oito), do metacarpo (cinco) e dos dedos – ou falanges – que contará com três ossos.
- Antebraços: está localizado entre cotovelos e os pulsos, e são formados pelo rádio e pela ulna (dois ossos extensos).
- Braços: com dois braços, e sendo o mais extenso membro superior, o braço é formado por apenas um osso, o úmero.
- Ombros: os ombros são também conhecidos por cintura escapular, sendo formado pelos ossos da clavícula e escápula.
Membros inferiores
Quadril: é a região de transição entre o tronco/tórax e os membros inferiores. Pode ser também chamado de pelves ou ainda bacia. É formado por quatro ossos: o púbis, o sacro, o ílio e o ísquio. Nas mulheres, a região é mais alargada, a fim de auxiliar no parto.
- Coxas: localizadas entre os joelhos e o quadril. As coxas comportam os músculos mais fortes e resistentes do corpo humano, a fim de promover a sustentação do corpo. O osso da região é o fêmur, o maior do corpo.
- Pernas: possui, assim como a coxa, a função de sustentar o corpo, estando localizado entre os joelhos e os tornozelos, abaixo das coxas. É formado pelos ossos da fíbula e da tíbia.
- Pés: são os membros do corpo humano com maior número de ossos localizados. Ao todo, 26 ossos formam a composição dos pés. Para viés de curiosidade, o pé é formado por sete tarsos, cinco metatarsos e 14 falanges.
Publicidade
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Membros do Corpo Humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/membros-do-corpo-humano. Acesso em: 23 de November de 2024.