O relatório é um texto cujo objetivo é o relato de um dado elemento em específico. A principal característica desse gênero textual é a escrita em forma oral, como se alguém estivesse contando algo em forma de escrita. Confira, a seguir, mais detalhes sobre a estrutura e os tipos de relatório.
Publicidade
O que é um relatório?
Um relatório apresenta um compilado de informações resumidas e desmembradas, a fim de explorar com maior exatidão um tema. São textos geralmente expositivos, com uma combinação clara das tipologias narrativa e descritiva.
Relacionadas
No entanto, é importante ressaltar que o relatório pode ainda comportar uma crítica. Caso haja argumentação válida e considerações pessoais relevantes, esse apontamento pode fazer parte de um relatório.
Os relatórios, assim como a resenha, fazem parte do que se entende por redação técnica. O objetivo, portanto, é o registro de um dado relato referente a uma atividade em específico.
Assim, esse gênero textual estará muito presente em trabalhos escolares, bem como acadêmicos. Seja para relatar a participação em um congresso, a descrição de uma visita ou a percepção sobre uma pintura, um experimento e assim por diante.
A linguagem de um relatório deve sempre respeitar a norma culta padrão da língua portuguesa. Sobretudo, é necessário o zelo pela coerência e também pela coesão do texto apresentado.
Publicidade
Como fazer um relatório: características e estrutura
O relatório respeita uma estrutura que o adéqua a um padrão de escrita. Assim, esse gênero textual deve seguir as regras de elaboração listadas abaixo:
- Capa: a capa representa a estética de definição do trabalho. Contém o nome da instituição, o nome do aluno, dos professores e, claro, o título do trabalho.
- Índice: quando se trata de um extenso relatório, um índice sempre se faz necessário. Ele oferece uma melhor localização do leitor em relação ao trabalho.
- Título: logo em seguida, uma folha destinada ao título, com uma pequena descrição do tema, deve abrir o trabalho após capa e sumário.
- Introdução: nessa seção, todas as definições básicas do elemento relatado devem constar. Todos os itens básicos para que o leitor se localize sobre o que está lendo.
- Desenvolvimento: será a maior parte do trabalho de relatório. Aqui, dados, imagens, gráficos e parte importante da pesquisa estarão contidos.
- Conclusão: a conclusão será referente ao fechamento do tema abordado. Nessa seção, é possível emitir uma opinião, caso seja requisitada por quem propôs o trabalho, também chamada de considerações finais.
- Referências bibliográficas: todo o material de apoio para a criação do trabalho deverá vir nas referências bibliográficas. Livros, gráficos, dados e respectivas pesquisas quantitativas e qualitativas necessárias para a criação.
Tipos de relatório
Como já ressaltado, um relatório pode ser de vários tipos, abrangendo os seguintes:
- Escolar: consiste em um relato de uma atividade proposta pelo professor ou referente a um passeio feito.
- Científico: geralmente é o relato acadêmico, cuja intenção é reforçar os detalhes de uma participação em congresso, palestra ou ainda relativos a um experimento.
- Administrativo: são os relatórios elaborados por empresas, a fim de detalhar melhor a semana ou o mês.
Assim, o relatório pode ser crítico, expondo a opinião daquele que o elabora. Pode também ser apenas uma síntese, em que há o detalhamento de uma atividade proposta (um filme, por exemplo).
Publicidade
Ou, por fim, o texto pode ser um relatório de formação, cujo objetivo é detalhar os passos dados durante a elaboração de uma pesquisa, um experimento ou um estágio curricular.
Referências
Novíssima Gramática da Língua Portuguesa (2008) – Domingos Paschoal Cegalla
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Relatório. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/portugues/relatorio. Acesso em: 22 de November de 2024.