As glândulas do corpo humano podem ser facilmente definidas como os órgãos que compreendem o sistema exócrino e endócrino. A principal função destes sistemas é o de produzir hormônios, bem como regular o equilíbrio metabólico.
Publicidade
Com o intuito de promover um funcionamento adequado do corpo, as glândulas do corpo humano abrangem diferentes localizações e variadas funções secundárias.
Dessa forma, é possível definir as glândulas do corpo humano do sistema endócrino sob a seguinte máxima:
- Tireoide;
- Hipófise;
- Suprarrenais;
- Pâncreas;
- Paratireoide;
- Glândulas sexuais (masculina e feminina);
Enquanto as glândulas do sistema exócrino serão:
- Salivares;
- Mamárias,
- Lacrimais;
- Sebáceas,
- Sudoríparas;
As glândulas do corpo humano do sistema exócrino e endócrino
Como ressaltado, as glândulas do corpo humano podem ser referentes ao sistema exócrino ou endócrino. Suas funções basicamente podem ser regular o metabolismo e produzir hormônios.
Glândulas endócrinas
A tireoide, a paratireóide, a suprarrenais, o pâncreas, a hipófise e as glândulas sexuais masculinas e femininas fazem parte deste sistema.
Tireoide
A tireoide é localizada na região do pescoço, sendo a maior das glândulas endócrinas do corpo humano. Sua função abrange a produção e hormônios essenciais, tais como triiodotironina e tiroxina.
Publicidade
Além disso, outra de suas essenciais funções está na regulação do metabolismo.
Paratireoides
São localizadas igualmente na região do pescoço, circundando a glândula tireoide. Da mesma forma que a tireoide é a maior glândula do corpo humano, as paratireoidades são as menores.
Essas pequenas glândulas são formadas a partir de outras quatro pequenas, que são consideradas um par duplo de tireoides. As pequenas glândulas atuam exclusivamente na produção do Paratormona (PTH), um hormônio cuja função é regular a quantidade de cálcio no sangue.
Publicidade
Suprarrenais
Localizadas acima do rim, de ambos os lados, elas apresentam um formato em triângulo. Atuam na liberação de hormônios no corpo, como a adrenalina, o cortisol, a aldosterona e a catecolamina.
Pâncreas
O pâncreas está localizado atrás do estômago. É denominada como uma glândula mista, pois abrange parte do sistema endócrino, onde produzirá os hormônios: i) Insulina (endócrino); ii) Glucagon (endócrino) e iii) Somatostatina (endócrino);
Enquanto isso, no sistema exócrino, o pâncreas será o responsável do suco pancreático.
Hipófise
Pequena no tamanho, e gigante na função. Similar a uma ervilha, a “glândula mestra” localiza-se na parte central da cabeça.
Tem função de controlar outras glândulas e coordenar um bom funcionamento do metabolismo, além de produzir importantes hormônios (ADH e do crescimento).
Glândulas Sexuais
São as chamadas gônadas, os testículos nos homens e os ovários nas mulheres.
Além de produzirem os gametas (espermatozóide e óvulo), estas glândulas do corpo humano são responsáveis por produzir estrogênio e progesterona pelos ovários, e testosterona pelos testículos.
Glândulas exócrinas
Fazem parte das glândulas exócrinas as salivares, as mamárias, as lacrimais, as sebáceas e as sudoríparas.
Salivares
São glândulas localizadas na região bucal e na garganta. As glândulas salivares abrangem a parótida, a submandibular e a sublingual.
Sua função é produzir e liberar a saliva, que, por sua vez, contém a enzima ptialina. Esta, responsável pelo amolecimento dos alimentos, o que ajuda no processo de digestão.
Mamárias
São exclusivas dos mamíferos e estão presentes em ambos os sexos. No entanto, apenas nas fêmeas elas são desenvolvidas a ponto de realizar a principal função: produção de leite para alimentar recém-nascidos.
Lacrimais
Apresentam como principal função a produção de lágrimas e lubrificar os olhos. Não à toa, sua localização está na região anteriormente citada.
Sebáceas
As glândulas sebáceas apresentam a função de proteger, lubrificar e possibilitar flexibilidade à pela. Elas liberam a gordura (sebo). Oleosa, ela está presente no rosto e na região capilar.
Sudoríparas
As glândulas sudoríparas estão completamente espalhadas pelo corpo. Sua função é regular a temperatura do corpo e eliminar possíveis substâncias tóxicas da região superficial.
São divididas em:
- Apócrinas: glândulas do cheiro, que ficam na região das axilas e genitálias;
- Écrinas: espalhada por todo o corpo, cuja função é manter a temperatura do corpo;
Fígado
Por fim, dentre todas as glândulas do corpo humano, temos o fígado. Não se trata nem de uma glândula endócrina ou exócrina, mas sim de caráter misto.
Sua função é armazenar substâncias, sintetizar o colesterol e hormônios, assim como produzir a bile.
Referências
JUNQUEIRA, C. Luiz e CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular, Editora Guanabara/Koogan, 8ª edição. 2005, 332 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Glândulas do Corpo Humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/glandulas-do-corpo-humano. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [UCS] Os hormônios são mensageiros químicos liberados por determinadas células (geralmente glândulas), que atuam em outras células, modificando seu funcionamento. Considere as seguintes afirmações em relação a algumas das principais glândulas e a alguns dos principais hormônios do corpo humano.
I. A glândula tireoide produz o hormônio tiroxina, que é responsável pelo descolamento do endométrio.
II. Os testículos produzem o hormônio testosterona, que participa do processo de espermatogênese no homem.
III O hormônio insulina, produzido no fígado, facilita a absorção de glicose pelos músculos.
Das afirmativas acima, pode-se dizer que:
a) Apenas I está correta.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas I e II estão corretas.
d) Apenas II e III estão corretas.
e) I, II e III estão corretas.
02. [UNEB] Um deficit de água no sangue estimula certas células no hipotálamo que, por sua vez, levam a hipófise a liberar:
a) ocitocina.
b) adrenalina.
c) secretina.
d) hormônio antidiurético.
e) hormônio luteinizante.
01. [B]
02. [D]