O protestantismo surgiu em um momento de sutil descrença, por assim dizer, de Martinho Lutero com algumas atitudes da Igreja. O desejo pelo poder econômico e político ia a desencontro do que Lutero via como o caminho a ser seguido.
Publicidade
Dentre as ações da Igreja criticadas por Martinho estavam: pagamento de fiéis ao expirar os pecados e a ostentação notável do clero. Por meio disso, o futuro líder protestante viu a necessidade de “reformar” a Igreja Católica, considerada, por ele, como corrompida.
Lutero, então, escreve o manifesto, conhecido por 95 Teses. Elas são afixadas na porta da Catedral de Wittemberg, na Alemanha.
As críticas relatadas, no entanto, não chegaram bem ao Papa Leão X que, em 1530, excomunga o futuro líder do protestantismo. Esse ato acaba rachando a Igreja, levando a separação, e, consequentemente, ao surgimento da Igreja Protestante.
O nome Protestantismo era oriundo dos protestos constantes feitos por Lutero em relação às atitudes dos líderes católicos. Uma reforma protestante, como o próprio nome indica, em reformar, como protesto, o que estaria “errado” no catolicismo.

Protestantismo e Catolicismo
O protestantismo, diferente do catolicismo, não crê em salvação por meio dos sacramentos pregados. A Bíblia, segundo o protestante, já contempla aquilo que é necessário para trilhar os passos rumo à salvação.
O que eles definem como a sagrada escritura é o bastante para que a palavra de Deus seja alcançada com eficiência. Por isso, os protestantes dispensam a autoridade de uma figura que reconheça a Igreja, como é o caso do papa, reconhecido pelos católicos.
Publicidade
Portanto, o protestantismo, tal como o católico ortodoxo, e diferente do apostólico romano, não venera santos ou figuras. Não acreditam ainda na existência de um purgatório, existindo apenas um céu e um inferno.
Protestantismo no Brasil e no Mundo
Os holandeses, no ano de 1624, foram os responsáveis por trazer a religião para o Brasil. Ao fundar Igrejas na região do nordeste brasileiro no século XVII, viram somente, em 1824, a religião definitivamente se propagar pelo país.
A chegada da família real em terras brasileiras possibilitou a abertura dos povos, o que estimulou a imigração. Por meio disso, ingleses e também alemães trouxeram a igreja anglicana e a luterana, respectivamente.
Publicidade
Anos mais tarde, igualmente, outras religiões também acabaram vindo para o Brasil. Isso fez com que o país se tornasse uma terra plural no quesito religiosidade. Anos seguintes, a aprovação do Estado como laico deu liberdade para que todas convivessem livremente.
Atualmente, o número de fiéis que seguem o protestantismo tem crescido progressivamente no Brasil. Pesquisas mostram que uma perspectiva estimada de que a religião alcance até mesmo o número de fiéis católicos, que atualmente é a principal religião do país.
A religião protestante apresenta dezenas de ramificações. Entre elas, é possível destacar, por exemplo:
- Batistas;
- Adventistas;
- Luteranos;
Nos dias atuais, os Batistas, no Brasil, estão a frente em número de fiéis contabilizados. A partir da Reforma Protestante, o segmento acabou atraindo adeptos, seja na Europa, seja nas Américas.
Os Estados Unidos da América, atualmente, contam com o maior número de fiéis ao protestantismo. Lugar onde o catolicismo é pouco presente, este que é mais cultuado mais ao sul do continente.
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.

Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Protestantismo. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/historia/protestantismo. Acesso em: 25 de April de 2025.
01. [UEMS] No século XVI, a unidade religiosa da cristandade europeia é rompida em consequência da propagação da Reforma. Lutero, a principal e controvertida figura do movimento, que em 1517 lança suas 95 teses contra a Igreja, pertencia à ordem religiosa dos:
a) cistercienses
b) lazaristas
c) dominicanos
d) franciscanos
e) agostinianos.
02. [UNIR] Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou suas 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg, marcando o início da Reforma Protestante. Abaixo são apresentadas as teses 05, 27 e 28.
05. O papa não quer nem pode dispensar de quaisquer penas senão daquelas que impôs por decisão própria ou dos cânones.
27. Pregam doutrina mundana os que dizem que, tão logo tilintar a moeda lançada na caixa, a alma sairá voando [do purgatório para o céu].
28. Certo é que, ao tilintar a moeda na caixa, pode aumentar o lucro e a cobiça; a intercessão da Igreja, porém, depende apenas da vontade de Deus.
(Disponível em http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm. Acesso em 23/10/2009.)
Tomando por base o texto acima, pode-se afirmar que a crítica que Lutero faz à Igreja Católica está direcionada à:
a) prática da simonia.
b) intervenção do papa nos assuntos do Sacro Império.
c) proibição da tradução da Bíblia para o alemão.
d) venda de indulgências.
e) adoção pelo papa do nicolaísmo.
01. [E]
02. [D]