As Vanguardas Europeias são definidas como a gama de tendências artísticas oriundas do Velho Continente. O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes.
Publicidade
De certa forma, as vanguardas europeias carregavam até mesmo o irracionalismo ao seu contexto. Com correntes filosóficas fortes infringindo na população, coube aos artistas seguirem a linha positivista vivida na Europa à época.
Os movimentos de Vanguarda ganharam corpo no continente durante o fim do século XIX e se consolidaram no início do século XX. As artes, no entanto, não se limitavam às pinturas ou esculturas, mas também a literatura sofreu grande influência do período.
As propostas da Vanguardas eram completamente incrédulas pela sociedade conservadora da época. O contexto era de uma “revolução”, onde conservadores, inclusive, barravam os ideais artísticos dos vanguardistas.
Os movimentos, no entanto, foram importantíssimos para o crescimento de uma nova visão artística no mundo. No Brasil, por exemplo, o Modernismo – bem como a Semana de Arte Moderna de 1922 – foi uma forte influência das Vanguardas Europeias.
Sob contágio do fervor dos movimentos europeus, a renovação artística brasileira acompanhou. O pensamento conservador, como na Europa, tentava barrar o avanço de uma tendência fundamental para história cultural do Brasil.
Os principais movimentos das Vanguardas Europeias
A Vanguarda Europeia abrangeu inúmeros movimentos artísticos no Velho Continente. Entre eles é válido destacar:
Publicidade
Cubismo
O cubismo foi um movimento artístico de forte influência, sobretudo na literatura e nas artes plásticas. No âmbito literário, as técnicas narrativas fragmentavam a realidade, e desconstruía a visão de tempo e espaço.
No Brasil, Oswald de Andrade foi o grande expoente do Cubismo. Sua obra Mémorias Sentimentais de João Miramar é um exemplo clássico do trabalho do modernista.
Dadaísmo
O movimento dadaísta surgiu forte na Suíça, em meio aos conflitos da Segunda Guerra Mundial. Dentro das Vanguardas Europeias, o Dadaísmo era uma resposta à instabilidade promovida pelo conflito.
Publicidade
A característica do movimento era a linguagem debochada, irônica e sarcásticas. Os ilogismos textuais e visuais, além da aversão aos conceitos racionais que se tinha da visão conservadora sobre arte.
Expressionismo
A tendência valorizava, sobretudo, o caráter subjetivo, e surgiu em meio ao século XX, influenciado por alemães e franceses. Opondo-se ao impressionismo, o expressionismo tinha como foco a expressão do âmago do artista.
Era a forma de reaver toda a essência humana; sem necessidade de chocar, mas sim de reconhecer a si, como humano. Uma linha, de certa maneira, antropofágica.
Futurismo
O Futurismo é a tendência artística considerada mais inovadora. Isso porque foi muito mais radical, sectário e subversivo às características da época.
Foi por meio do Manifesto Futurista, escrito pelo artista italiano Filippo Tommaso Marinetti. No Brasil, o grande expoente foi Mario de Andrade.
Surrealismo
Surgiu na França, no período entre as Guerras, mais especificamente no ano de 1924. Sua característica era a defesa da criação por meio da utopia, do imaginário e do que chamavam de atmosfera onírica.
No Brasil, a Geração de 30 teve grande influência do Surrealismo das Vanguardas Europeias. É impossível, no entanto, falar de Surrealismo e não fazer uma menção honrosa a Salvador Dali.
Referências
AZEVEDO, Gislane e SERIACOPI, Reinaldo. Editora Ática, São Paulo-SP, 1ª edição. 2007, 592 p.
Por Mateus Bunde
Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Especialista em Linguagens pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Mestrando em Comunicação pela Universidade do Porto, de Portugal (UP/PT).
Bunde, Mateus. Vanguardas Europeias. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/artes/vanguardas-europeias. Acesso em: 23 de November de 2024.
01. [ENEM]
AMARAL, Tarsila do. O mamoeiro. 1925, óleo sobre tela, 65×70, IEB//USP
O modernismo brasileiro teve forte influência das vanguardas europeias. A partir da Semana de Arte Moderna, esses conceitos passaram a fazer parte da arte brasileira definitivamente. Tomando como referência o quadro O mamoeiro, identifica-se que, nas artes plásticas, a
a) imagem passa a valer mais que as formas vanguardistas.
b) forma estética ganha linhas retas e valoriza o cotidiano.
c) natureza passa a ser admirada como um espaço utópico.
d) imagem privilegia uma ação moderna e industrializada.
e) forma apresenta contornos e detalhes humanos.
02. [UCP]
Movimento literário brasileiro que recebeu influências de vanguardas europeias, tais como o Futurismo e o Surrealismo:
a) Modernismo
b) Parnasianismo
c) Romantismo
d) Realismo
e) Simbolismo
01. [B]
02. [A]