Músculos do corpo humano

Os músculos do corpo humano são divididos em três tipos: estriados, lisos e cardíaco.

O Tecido Muscular abrange, como o próprio nome diz, os músculos do corpo humano. É constituído por células alongadas, que contêm grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis, geradoras das forças necessárias para contração desse tecido, utilizando a energia contida nas moléculas de ATP.

Publicidade

A célula muscular está sob o controle do sistema nervoso. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em muitos ramos para poder controlar todas as células do músculo, essas divisões terminam em um mecanismo especializado denominado placa motora.

músculos do corpo humano
Representação dos músculos do corpo humano. (Imagem: Reprodução)

A Miologia é a área da anatomia que estuda os músculos e seus anexos.

As células musculares especializam-se para a contração e o relaxamento. Dessa forma, essas células agrupam-se em feixes para formar músculos.

Assim, de uma forma muito geral podemos definir um músculo como um órgão com propriedade de contrair-se, ou seja, de diminuir a sua longitude mediante um estímulo.

Assim, o aparelho locomotor é constituído pelos ossos,articulações e músculos.

Os músculos são elementos ativos do movimento; os ossos são elementos passivos, alavancas biológicas.

Publicidade

Já a musculatura não somente é fundamental para o movimento, como também para a função estática do corpo humano, pois une as peças ósseas determinando a posição e a postura do esqueleto.

Os três tipos de músculos do corpo humano

Imagem: Reprodução

O sistema muscular dos vertebrados é formado por três tipos de músculo: cardíaco, estriado e liso.

Músculos estriados

Os músculos estriados são controlados pela vontade humana, e por serem ligados aos ossos permitem a movimentação do corpo.

Publicidade

Músculos lisos

Os músculos lisos são involuntários e trabalham para movimentar os órgãos internos. Por exemplo, os movimentos do esôfago.

Músculo cardíaco

O músculo cardíaco é um músculo estriado, que move o coração, no entanto, possui como característica não estar sob qualquer controle voluntário, sendo por isso colocado a parte.

Funções dos Músculos do corpo humano

  • Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr, por exemplo;
  • Estabilização das posições corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar;
  • Regulação do volume dos órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco;
  • Movimento de substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os
    músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração;
  • Produção de calor: Quando os músculos do corpo humano se contraem, eles produzem calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo que é usado na manutenção da temperatura corporal;

Referências

Sistema muscular – Viviane Marques

Fisiologia muscular – Silvia M. Nishida

Sistema muscular – Luiz Paulo Castro

Luana Bernardes
Por Luana Bernardes

Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela mesma Universidade.

Como referenciar este conteúdo

Bernardes, Luana. Músculos do corpo humano. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/musculos-do-corpo-humano. Acesso em: 28 de November de 2024.

Teste seu conhecimento

01. [UNIRIO]: É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.

Essa é a descrição do tecido:

a) epitelial

b) conjuntivo

c) muscular estriado cardíaco

d) muscular não estriado

e) muscular estriado esquelético

 

02. [UFV]: Considerando o esquema dos sarcômeros representados abaixo e suas características durante a contração, assinale a afirmativa INCORRETA:

a) I contém miofilamentos e corresponde à banda A, que não se encurta.

b) IV contém actina e corresponde a uma banda que se encurta.

c) II delimita o sarcômero e corresponde às linhas Z, que se aproximam.

d) III contém miosina e corresponde à banda H, que se estreita.

e) V contém miofibrilas e corresponde ao sarcômero, que não se encurta.

01. [UNIRIO]

Resposta: C

O tecido muscular estriado cardíaco pode ser diferenciado dos outros tipos por apresentar contrações involuntárias rápidas, discos intercalares e células mononucleadas com núcleos centrais. No tecido muscular estriado esquelético, por exemplo, os núcleos estão na periferia da célula e suas contrações são voluntárias. Já no tecido muscular não estriado, observa-se um núcleo também central, porém a contração involuntária é lenta.

 

02. [UFV]

Resposta: E

Apesar de V indicar realmente um sarcômero, sabemos que essa unidade é contrátil, diferentemente do que foi afirmado na alternativa.

Compartilhe

TOPO