Sendo considerado um dos mais importantes Rios do Oriente Médio, o Rio Jordão faz fronteira com Israel e com a Jordânia, estando localizado na Palestina, mas também passa por parte da Síria. Trata-se de um dos locais mais antigos do mundo e, portanto, tem grande importância para a história, já que foi onde encontrou-se os mais antigos vestígios de ocupação humana. Outro importante papel histórico desempenhado por esse rio, refere-se à algumas religiões.
Publicidade
Do hebraico, Jordão significa “aquele que desce” ou ainda “lugar onde se desce”. Suas margens são aproveitadas nas regiões por onde passa, para a agricultura. Com extensão de quase 200 km, o rio tem um ponto em que sua largura chega a 30 metros, e sua profundidade mínima é de 1 metro, e a máxima de 30 metros. O nível de salinidade do Rio Jordão é baixo, mas aumenta na medida em que a distância entre o rio e o mar da Galileia, assim como do mar morto, diminui. Sua trajetória, em grande parte, está abaixo do nível do mar, e o Rio Jordão nasce ao sul da Síria, no Monte Hermão, atravessando o lago Hulé e desaguando no mar morto. Os principais afluentes são o Rio Banias, Rio Dan e Rio Hasbani. O rio, assim como vários outros ao redor do mundo, vem sofrendo diretamente com ações humanas, recebendo um grande aumento no nível de poluição, além da diminuição de seu volume original.

Rio Jordão e a Bíblia
Considerado sagrado até os dias de hoje, o Rio Jordão possui uma história bastante mística e sagrada, sendo, inclusive, citado diversas vezes no decorrer da bíblia. Foi no Rio Jordão que, segundo a Bíblia, Jesus foi batizado, e também onde houve a cura de um leproso e a manifestação da santíssima trindade. Diante disso, diversos batizados são, até os dias de hoje, realizados neste rio. Abaixo, confira algumas das passagens da Bíblia onde o Rio Jordão aparece.
“Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão; E eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.” (Mateus 3:5,6)
“Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.” (Mateus 3:13)
“Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne será curada e ficarás purificado.” (2 Reis 5:10)
“Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.” (2 Reis 5:14)
Referências
Estudo da autodepuração do Rio Jordão – Marcio Ricardo Salla, Carlos Eugênio Pereira, Aline Martins Pinheiro, Liliane Magnavaca de Paula, José Eduardo Alamy Filho

Por Natália Petrin
Formada em Publicidade e Propaganda. Atualmente advogada com pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Processual Penal. Mestranda em Criminologia.
Petrin, Natália. Rio Jordão. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/rio-jordao. Acesso em: 03 de April de 2025.