Como América Andina é caracterizado um grupo de países sul-americanos cortados pela Cordilheira dos Andes. Os países que compõem a América Andina são: Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela.
Publicidade
1. Características físicas
A presença da Cordilheira dos Andes é o grande diferencial destes países em relação aos demais da América do Sul. Existem variações entre os climas registrados na América Andina, uma vez que quanto maiores as altitudes, menores serão também as temperaturas. Nos picos mais elevados, pode ser registrada a presença de neve. Há a presença de climas equatoriais, tropicais, temperados e também desérticos. O Deserto do Atacama é considerado o mais seco do mundo, podendo ficar décadas sem que haja registro de chuvas. Outro ponto relevante da América Andina é a presença do Aconcágua, que é considerado o pico mais alto do Hemisfério Ocidental.

Em relação aos tipos de vegetação, há uma grande diversidade em função dos variados tipos climáticos. São registradas desde florestas equatoriais, até espaços arbustivos, florestas de xerófitas e estepes. Há também a floresta de coníferas. A hidrografia também apresenta expressividade, especialmente com os rios Madalena, da Colômbia, Orenoco na Venezuela e uma parte do rio Amazonas no Peru.

2. Características sociais
Nos países da América Andina há a presença da miscigenação, composta pelos descendentes dos brancos europeus que vieram para a região durante a colonização espanhola, e os indígenas que já viviam ali. É imprescindível destacar a presença da civilização inca, que habitava a região dos Andes no passado. Com base na história, muitos aspectos relativos aos povos indígenas ainda permanecem nesta região. O espanhol é a língua predominante entre estes seis países, pois todos foram colonizados pela Espanha. A religião de maior abrangência é a católica. A cultura andina é bastante rica em histórias, representando os costumes dos antepassados, resgatando a cultura indígena.

Já em questões econômicas, estes países têm como base a agricultura para exportação, também o extrativismo mineral e vegetal, e ainda a indústria de bens de consumo.
“A produção agrícola é bastante diversificada. Com exceção do Chile, onde predominam as culturas de clima subtropical (trigo, vinha e aveia), nos demais países andinos cultiva-se uma série de produtos tropicais, tais como: café, na Colômbia (segundo produtor mundial); banana, principal produto agrícola nas exportações do Equador; cacau, cultivado no Equador, na Colômbia e na Venezuela; cana-de-açúcar, importante produto agrícola da Colômbia; milho, arroz e mandioca, produtos consumidos em larga escala pela população andina.” (LUCCI, 2012, p. 248)
A pesca é outra atividade econômica importante na América Andina, especialmente no Chile e no Peru, sendo que cada um destes produz em média 8 milhões de toneladas de pescados cada ano. Basicamente, a Venezuela se destaca pela abundância em petróleo, mas também na exportação de minérios de ferro e o café. A Colômbia compete com o Brasil no quesito exportação de café, sendo o segundo maior produtor dos grãos no mundo. O Equador enfrenta fortes desigualdades, e é exportador de café e de petróleo. O Chile vem apresentado uma economia mais aberta em relação aos demais países, alcançando certa estabilidade. Destacam-se as mineradoras, a produção de cereais, bem como o turismo.
Publicidade
3. Alguns problemas
A desigualdade social é expressiva na América Andina, sendo que apesar dos recursos naturais abundantes, muitas pessoas ainda vivem em estados alarmantes de miséria. A região é considerada como instável em relação à democracia, fruto do passado marcado pelos períodos ditatoriais e as possibilidades de novos golpes. As fronteiras são ambientes reconhecidos pelos conflitos, como no caso da fronteira entre Venezuela e Brasil, especialmente em relação ao contrabando de ouro. Assim também no caso da Colômbia e os narcotraficantes, os quais influenciam em grande medida as questões políticas daquele país. Da mesma forma os demais países possuem problemas relativos aos níveis de pobreza, aos conflitos entre grupos guerrilheiros, aos golpes, e outros.
Referências
LUCCI, Elian Alabi (Org.). Geografia: homem e espaço. 8º ano. 25ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

Por Luana Caroline
Mestre em Geografia (UNIOESTE); Licenciada em Geografia (UNIOESTE), Especialista em Neuropedagogia (ALFA-UMUARAMA) e Educação Profissional e Tecnológica (FACULDADE SÃO BRAZ).
Künast Polon, Luana Caroline. América Andina. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/geografia/america-andina. Acesso em: 31 de March de 2025.
1. [UFPE] Em relação aos Países Andinos, assinale a alternativa incorreta.
a) A exploração de recursos minerais constitui a principal atividade econômica dos Países Andinos.
b) A Venezuela é um dos grandes produtores e exportadores mundiais de petróleo.
c) Dentre os produtos agrícola de exportação, destacam-se: o café, o cacau, a banana e o algodão.
d) A falta de saída para o mar é um dos grandes problemas do Peru.
e) A presença dos Andes provoca a existência de paisagens diferentes das que encontramos em outras regiões do Mundo Tropical.
1. [D]
Dentre as respostas apresentadas, a única que está incorreta é a alternativa D, pois o Peru possui sim saída para o mar, por meio do Oceano Pacífico que banha o território oeste daquele país.